Japa EAD
Ratinset - Super Banner Topo
Agropecuária Centauro
Imobiliária Fred Janot
Portal Fronteiriço
Top Trânsito
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Portal Fronteiriço
Alemão - Super Banner
Portal Fronteiriço

Sala das Oportunidades segue normalmente com programa de microcrédito em São Borja

.

07/06/2021 14h19
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Prefeitura de São Borja
Reprodução
Reprodução

Mesmo no atual período de pandemia, operação de empréstimo para capital de giro e investimento e ampliação ou abertura de novos negócios, seguindo à disposição através da Sala das Oportunidades. Instituído há alguns anos, o serviço é mantido através de parceria entre o Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Imembuí Microfinanças, de Santa Maria. Os atendimentos são pela manhã e à tarde.

A Sala das Oportunidades assim como o Departamento de Desenvolvimento Econômico são ligados ao Gabinete do Prefeito e funciona em instalações no saguão da Prefeitura. Todos os recursos captados nos empréstimos são, depois, reaplicados em novas operações. O atendimento ao público é prestado das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.

São possíveis financiamentos de até R $ 20 mil, para pagamento em até 12 meses, no caso de capital de giro. Já para investimento, o valor máximo é de R $ 20 mil, para pagamento em 24 vezes. O diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Íbaro Rodrigues, explica que uma servidora da Imembui visita as empresas que pretendem recursos, oferecendo gratuitamente, serviço de consultoria. “É feita avaliação detalhada sobre a demanda, de modo que o valor do investimento seja apenas o necessário necessário”, diz o diretor.

O chefe de Gabinete da Prefeitura, Reinaldo Menezes Garcia, ressalta que os empréstimos são possíveis para praticamente todos os setores de atividade. A lista de opções inclui instalação ou ampliação de uma agroindústria familiar ou compra de animais e equipamentos. “Para reformas em diversos setores de atividades também ocorrem empréstimos s ”, ressalta.

Também empreendedores autônomos de modo geral são abrangidos, como na área da construção civil, compra de veículo ou de um computador, por exemplo. Ainda podem ser abrangidos cabeleireiros, manicure, pedicure ou vendedores. Outro segmento com demandas atendidas é em relação a reformas na residência ou implantação de serviços de saneamento básico, incluindo banheiro.

O prefeito Eduardo Bonotto afirma que o microcrédito surge como importante alternativa pois, além de financiar pequenos empreendimentos, também permite e exigidas condições exigidas as pessoas que não possuem quase nenhum recurso financeiro. “O microcrédito tem entre as suas finalidades, impulsionar o início do negócio para as pessoas que desejam desenvolver alguma atividade econômica, por mais simples que seja essa atividade. Uma vez que esta atividade é tida como uma alternativa de sustento, o microcrédito apresenta-se como uma ferramenta disponível para sanar como necessidade financeira, a um custo relativamente baixo ”, explica o prefeito.

Atualmente, a taxa de juro em novos empréstimo s está um pouco acima de 3% ao mês. O candidato a empréstimo tem de demonstrar atividade formal ou estável há pelo menos seis meses . Deve também apresentar fiador, que pode ser pelo sistema solidário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.