Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Portal Fronteiriço
Alemão - Super Banner
Top Trânsito
Portal Fronteiriço
Agropecuária Centauro
Ratinset - Super Banner Topo
Imobiliária Fred Janot
Japa EAD
Portal Fronteiriço

Vereadora Lins Robalo visita Farmácia Básica

.

17/05/2021 19h55
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Câmara de Vereadores de São Borja

Na última sexta-feira, 14, a vereadora Lins Robalo (PT) juntamente de sua assessoria parlamentar esteve realizando uma visita na Farmácia Básica do Município, onde foram recebidas pela Coordenadora e Farmacêutica da unidade de saúde, Francine Toller Saraiva Portella. Conforme Lins, na ocasião, as pautas da reunião giraram em torno da saúde da população negra e como está se dando o funcionamento do referido serviço em São Borja.

Neste sentido, Francine apresentou as dependências da Farmácia Básica central, o corpo de trabalhadores e o funcionamento da assistência farmacêutica no município. Assim, recursos, demandas por medicamentos e a gestão de saúde em meio à pandemia foram temas discutidos. 

Além disso, a partir da visita in loco, a parlamentar observa que um dado importante deve ser destacado que se refere ao aumento da demanda por medicamentos para saúde mental, pois conforme pontua Lins, hoje o município tem um aumento estimado em cerca 50% de pessoas em tratamento para problemas psicológicos. 

De acordo com a assessoria de Lins Robalo, Francine Portella salientou a mobilização do município em prol da Política de Saúde da População Negra. “Ela e outras profissionais da saúde foram à capital gaúcha, em 2019, para receber o treinamento da política. Iniciaram a formação de um Comitê Municipal, porém, com a pandemia, suas atividades seguem interrompidas”.

 “Nós consideramos esta pauta apresentada urgente, pois dados indicam a precariedade sanitária da população negra no município, o que exige uma ação imediata do Poder Público no sentido da construção e da garantia dos direitos à saúde coletiva e comunitária das populações negras, em sua maioria moradoras de periferias”, diz Lins Robalo.

Por fim, a vereadora destaca que a visita faz parte de uma agenda parlamentar da mesma pelas camadas e setores da sociedade são-borjense, no intuito de se aproximar das vivências e das demandas do município, tendo no horizonte a produção de uma percepção mais realista da municipalidade e de medidas públicas mais efetivas.

 

Fonte: Assessoria Parlamentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.