Quinta, 16 de Setembro de 2021
16°

Céu encoberto

São Borja - RS

Tecnologia Portal Fronteiriço

Redes Sociais X Dopamina, seria esta a droga da nova era?

Saiba como as redes sociais podem lhe prejudicar a longo prazo.

16/05/2021 às 21h00 Atualizada em 16/05/2021 às 21h48
Por: Renato Franco Fonte: Redação
Compartilhe:
Redes Sociais X Dopamina, seria esta a droga da nova era?

Em 2010 apenas (1/7) da população do planeta usava as redes sociais, em 2019 esse numero alcançou cerca de (1/3) da população mundial. tal causa se dá por conta de vicio psicológico, vicio este tão forte, que tecnicamente se assemelha ao vício físico. Um estudo neurológico mostrou que os usuários de redes sociais tiveram danos ao cérebro exatamente  nas mesmas regiões em que são afetados os dependentes químicos

As regiões afetas são relacionadas a área de atenção e decisão, áreas importantíssimas para que possamos realizar nossas funções básicas no dia a dia. Isso acorre por que as redes sociais na atualidade oferecem a seus usuários recompensas muito rápidas em troca de um esforço muito baixo

Estas recompensas são expressas como "Likes" e "Comentários" em suas fotos no Instagram ou no Facebook que acabam gerando assim descargas de Dopamina, que é um Hormônio de prazer facilmente produzido com um simples post de uma foto ou de um comentário que receba alguma interação de seus seguidores. Por ser fácil isso acaba nos levando a um comportamento compulsivo, quanto mais Likes recebemos, mais descargas de dopamina recebemos em nosso cérebro, e mais vontade temos de usa-los, gerando assim um ciclo eternamente vicioso. Poste uma foto, receba likes, tenha descargas de dopamina, repita isso novamente, levando ao usuário uma certa condição de dependência da plataforma, não só para buscar um pertencimento maior, aceitação social ou simplesmente espectar a vida de outras pessoas, sendo essas conhecidas ou não.

Que efeitos negativos isso trás?

  • Você piora sua memória e a eficiência em habilidades multi-tarefa
  • Você perde o controle da continuidade de sua atenção
  • Você fica mais egocêntrico e vaidoso
  • Sua estrutura de pensamento fica mais raso e superficial

É tanta informação e distrações por meio das redes sociais, que somos colocados em uma posição de passividade, apenas consumindo aquilo que nós é enviado, ou seja passamos a ser espectadores e não protagonistas em um caminho de muito pouco esforço mental, Marco Aurélio dizia algo muito interessante em suas reflexões.

Aquilo que nós vemos colore a nossa alma.

Isso na maioria das vezes acaba nós levando a procrastinar, a ler cada vez menos livros,a não produzir nossas ideias e na maioria das vezes formarmos um pensamento critico raso. A mudança se torna muitas vezes difícil, pois isso é algo que a maioria das pessoas ao nosso redor estão tendo como habito, e o ser humano tem por tendencia replicar o comportamento social coletivo.

Jejum de Redes Sociais.

Um estudo mostrou que pessoas que fizeram jejum de redes sociais por 4 semanas, ficaram consideravelmente mais felizes, reduziram seus sintomas de depressão e ansiedade e tiveram uma satisfação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias