Imobiliária Fred Janot
Ratinset - Super Banner Topo
Agropecuária Centauro
Alemão - Super Banner
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço
Top Trânsito
Japa EAD
Portal Fronteiriço

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente prepara ações para a Semana Nacional do Meio Ambiente

.

05/05/2021 12h14Atualizado há 2 meses
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Prefeitura de São Borja
Reprodução
Reprodução

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) está preparando ações em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, que ocorre de 01 a 05 de junho. Serão distribuídas mudas de árvores para as pessoas que desejaram fazer o plantio em seus quintais ou na calçada em frente as suas casas.

O secretário Eugênio Dutra informa que essas mudas serão distribuídas gratuitamente e que para receber um exemplar, os cidadãos interessados devem entrar em contato com a SMAMA, de segunda à sexta-feira, no turno da manhã, pelo telefone 3431 4130, ramal 255, até o dia 15 de maio. A entrega dessas mudas gratuitas deverá ocorrer no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), em local ainda a ser confirmado.

“É preciso que as pessoas que querem receber mudas gratuitamente entrem em contato previamente com a secretaria, ainda na primeira quinzena de maio, para que possamos organizar a quantidade e a forma de distribuição desses exemplares”, explica o secretário.

O prefeito Eduardo Bonotto acredita na importância da ação e afirma que “por mais que as comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente e do Dia Mundial do Meio Ambiente estimulem o plantio de árvores, as ações de preservação e a conscientização devem durar o ano inteiro. Nesse sentido a SMAMA vêm desenvolvendo um belo trabalho, estimulando o plantio através do programa de encomendas de mudas”.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

 

Encomendas de mudas:

 

A Secretaria de Meio Ambiente também segue com a encomenda de mudas específicas. São espécies frutíferas, nativas e ornamentais. Para esses exemplares, os pedidos devem ser realizados até 19 de maio, diretamente na secretaria. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas.

A lista de opções também pode ser conferida na Secretaria, que funciona junto ao saguão da Prefeitura. Exemplares de espécies frutíferas podem ser adquiridos a partir de R$ 12. Após a escolha das mudas, é expedida uma guia com o valor respectivo, em favor de um viveiro de Ijuí, para que os produtores possam fazer o pagamento numa agência Sicredi.

A compra é formalizada no Secretaria da Agricultura após realizado o pagamento bancário. A entrega das mudas está programada para 24 de maio, em local a ser confirmado. Em geral, pelo menos duas fases de encomendas de mudas são realizadas a cada ano.

A equipe técnica da secretaria também pode oferecer orientações sobre as espécies de árvores mais apropriadas a serem adquiridas. Isso vale principalmente em relação a frutíferas e a espécies nativas. Quanto às nativas, é preciso escolher aquelas que não estraguem as calçadas ou comprometam a fiação da rede elétrica, por exemplo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.