Alemão - Super Banner
Top Trânsito
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Imobiliária Fred Janot
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço

Vereador Vereador Jefferson Olea Homrich presta homenagem a José Ferreira de Moraes

.

04/05/2021 16h23
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Câmara de Vereadores de São Borja
Reprodução
Reprodução

Na Sessão Plenária Ordinária ocorrida nesta segunda-feira, 03 de maio, o vereador Jefferson Olea Homrich (PTB), usou de sua fala no Pequeno Expediente para homenagear José Ferreira de Moraes pela passagem de seu nascimento e falecimento, ocorridos no respectivo dia.

 

Conforme Jefferson, esse reconhecimento se faz necessário devido a grande relevância da atuação de Ferreira de Moraes no município, bem como no estado, já que, o mesmo se envolveu em inúmeros projetos que vigoram até a atualidade. 

 

Em contextualização, no ano de 1857 nasceu na Vila de São Borja o filho do Capitão Manoel Ferreira de Moraes e de Anna Lopes da Silva. Ele que, na infância presenciou a Guerra do Paraguai, ou seja, um dos maiores conflitos armados ocorrido na América do Sul. O pai de José Ferreira de Moraes foi um dos combatentes que lutou e fez resistência à primeira invasão Paraguaia.

 

Isso posto, a título de conhecimento, José Ferreira de Moraes, formou-se em medicina no ano de 1881 na cidade do Rio de Janeiro, onde conciliou seus estudos da área da saúde com o espiritismo e, desde então, dedicou sua vida ao progresso individual e social através da doutrina e da medicina. Ainda conforme registros históricos, Ferreira de Moraes ficou conhecido pela comunidade de São Borja como o “pai dos pobres”, em razão da sua ação social em favor das pessoas que se encontravam em situação de vulnerabilidade social.

 

Neste sentido, além de custear medicamentos, Ferreira também realizava atendimentos gratuitos para a população. Em São Borja nos anos de 1890, conforme Jefferson Olea Homrich, José Ferreira de Moraes fundou o primeiro Centro Espírita do município. Salienta-se ainda, que a cidade tem um centro que leva o seu nome “Ferreira de Moraes” em sua homenagem.

 

Por fim, Jefferson Olea Homrich pontua que faz digna essa homenagem em virtude da marca histórica que José Ferreira de Moraes deixou no município, principalmente, por sua atuação em nome do voluntarismo e da sociedade como um todo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.