Alemão - Super Banner
Portal Fronteiriço
Imobiliária Fred Janot
Top Trânsito
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço

Conselho Municipal de Cultura será reativado

.

04/05/2021 16h16Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Prefeitura de São Borja
Reprodução
Reprodução

 O prefeito Eduardo Bonotto vai realizar chamamento público a entidades e pessoas ligadas à atividade cultural, visando à reativação do Conselho Municipal de Cultura em São Borja. A Secretaria Municipal de Cultura (SMCTEL) também está articulando ações de apoio no mesmo sentido. A titular da pasta, Vânia Alves Cardoso, ressalta que, considerando o rico potencial cultural da cidade, o conselho tem de retomar atividades, “para ajudar a prospectar projetos no setor de maneira colegiada.”

 A ideia é que, uma vez recolocado em funcionamento, o conselho possa promover reuniões periódicas e prospectar projetos e iniciativas em relação a todo o espectro cultural são-borjense. Vânia Alves diz que o trabalho em parceria é fundamental. “Nossa secretaria tem um orçamento de poucos recursos, porém, com criatividade e através de parcerias, poderemos entregar muitas contribuições ao nosso fazer cultural”, diz.

 O prefeito Eduardo Bonotto lembra que “São Borja é um dos poucos municípios brasileiros com riqueza histórico-cultural tão densa”. Refere-se, por exemplo, à história política, as contribuições jesuítico-guaranis e agora às universidades. “Temos patrimônios materiais e imateriais que precisam ser conhecidos e visitados, também com motivação turística”, observa o prefeito.

 Três bustos:

 Por solicitação da SMCTEL, o artista plástico Rossini Rodrigues está produzindo três novos bustos de figuras emblemáticas locais, mas com expressão nacional. Os bustos serão dos presidentes da República Getúlio Vargas e João Goulart e do poeta, compositor e cantor Telmo de Lima Freitas, recentemente falecido. O busto de Jango já está pronto e será colocado no Memorial João Goulart. O prefeito Eduardo Bonotto vai confirmar a data da cerimônia.

 Em relação ao busto de Getúlio Vargas, ficará no museu que guarda o acervo material sobre sua trajetória. A administração municipal ainda está para definir o local que receberá o busto de homenagem a Telmo de Lima Freitas. Ele teve forte ligação com a cidade, mas principalmente com o bairro Paraboi e o Regimento João Manoel, onde prestou serviço militar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.