Portal Fronteiriço
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Top Trânsito
Alemão - Super Banner
Imobiliária Fred Janot
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço

Projeto da Prefeitura aprovado na Chamada Pública de Eficiência Energética da CPFL 2020 será executado nos próximos meses

.

03/05/2021 11h32
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Prefeitura de São Borja
Reprodução
Reprodução

A RGE, distribuidora de energia elétrica do grupo CPFL, investirá cerca de R $ 1,5 milhão na eficientização da iluminação pública de São Borja, através do Programa de Eficiência Energética. Isso será possível devido ao projeto conduzido pelo servidor Henrique Stein, que atua na Secretaria Municipal de Planejamento.

Formado em Engenharia Elétrica pela Unipampa, Henrique ingressou no serviço público após ser aprovado no concurso da Prefeitura em 2015. Ao realizar suas funções, ele participa ativamente da preparação de diversos projetos ligados à sua área de formação e com isso, em 2020 encaminhou o para eficientizar a iluminação pública do município, em edital aberto pelo Grupo CPFL para investimentos em eficiência energética.

A partir do levantamento de dados foi possível identificar que as lâmpadas utilizadas na iluminação pública das principais vias da cidade são de alto consumo. Com o edital da CPFL foi identificada como a possibilidade de substituir essas lâmpadas por essas lâmpadas por outras vantagens e sem nenhum custo para a administração, já que esse tipo de projeto se enquadra na modalidade Sem Repasse, ou seja, a realização desse trabalho é toda da RGE, que faz a troca e o descarte das lâmpadas.

“Fico feliz em contribuir para esse município que muito bem me acolheu quando assumi o concurso. O recurso é muito importante, pois a substituição de 1.051 lâmpadas de Vapor de Sódio para luminária com tecnologia LED trará economia de energia e redução de despesas com manutenção. Este projeto, assim como todos elaborados aqui, é sempre fruto de trabalho em equipe. Teve contribuição de engenheiros, arquitetos, departamento de trânsito, entre outros. Com isso, ficamos classificados em 3º lugar na tipologia de iluminação pública da distribuidora RGE ”, explica Henrique.

As lâmpadas de LED são até 80% mais eficiência e eficiência que as lâmpadas antigas e duram cerca de três vezes mais. O projeto estima que o município tenha economia de R $ 820 mil ao ano com as contas de energia em função do novo sistema de iluminação. Além disso, a qualidade da iluminação também será melhor, o que proporcionará mais segurança aos moradores.

O prefeito em exercício, Roque Feltrin, ressalta que o projeto desenvolvido pelo engenheiro da Prefeitura de São Borja é referência para todo estado. “Inclusive o Henrique é indicado para orientar outros municípios pertinentes em desenvolver ações parecidas. Dessa forma, a Prefeitura de São Borja pode se orgulhar de ter um representante de seu quadro efetivo brilhando pelo seu trabalho e referência no estado ”, afirma.

Feltrin lembra ainda que os servidores do Executivo desenvolvem anonimamente o trabalho em benefício de toda a população e que trabalhos como o de Henrique servem para que outros servidores se sintam ainda mais motivados em realizar suas funções.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.