Top Trânsito
Alemão - Super Banner
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Imobiliária Fred Janot
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço

Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre operação de poda de árvores

.

03/05/2021 11h16
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Prefeitura de São Borja
Reprodução
Reprodução

O período entre os meses de maio e julho é normalmente observado como o mais recomendado para a operação de podas da arborização. Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente está divulgando orientações básicas que precisam ser seguidas. Elas valem tanto em relação a intervenções em espécies localizadas em áreas públicas como privadas.

A primeira providência é procurar a Secretaria de Meio Ambiente, que funciona no saguão da Prefeitura, com atendimento das 7 às 13 horas, de segunda à sexta-feira. O diretor de Meio Ambiente na secretaria, Wagner Caetano, explica que é feito um cadastro do pretendente e expedida autorização para a realização do serviço. Nessa guia autorizativa e de recomendações, são especificadas as árvores que receberão a manutenção e a sua localização, se em área privada ou no passeio público. A equipe da secretaria também orienta em relação à maneira adequada de realizar a operação, de modo que as árvores não venham a ter seu desempenho comprometido.

Quando galhos estejam atingindo a fiação aérea da rede elétrica, é acionada a empresa RGE. Como concessionária para os serviços no setor, a equipe da empresa fará os cortes necessários. Normalmente, a RGE já faz a retirada de galhos como uma ação de rotina.

Quanto ao descarte de galhos e demais resíduos resultantes das podas, é tarefa do proprietário do terreno ou passeio público abrangido. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Eugênio Dutra, lembra que na hipótese de ser preciso a remoção de árvores, também é indispensável a autorização da equipe técnica do setor. Por seu turno, o prefeito Eduardo Bonotto ressalta que estão em andamento estudos para a implementação de um projeto de reposição da arborização urbana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.