Top Trânsito
Alemão - Super Banner
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço
Imobiliária Fred Janot
Portal Fronteiriço

Presidente da Câmara participa de reunião referente ao processo de volta às aulas em São Borja

.

03/05/2021 10h23Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Câmara de Vereadores de São Borja
Reprodução
Reprodução

Na sexta-feira, por videoconferência, o presidente do Poder Legislativo Municipal, José Luiz Rodrigues Machado (Progressistas), participou da reunião do Comitê de Gestão de Crise no que tange ao enfrentamento da Covid-19 no município. Em pauta, as discussões giraram em torno do processo de volta às aulas em São Borja, em função do novo decreto do Governo do Estado que coloca o Estado em bandeira vermelha e permite a retomada das atividades presenciais em todos os níveis do ensino.

 

Nesse sentido, na ocasião, também estiveram presentes na reunião remota o Prefeito em exercício, Roque Feltrin, tendo a participação do Ministério Público, Exército, órgãos representativos da saúde e da segurança pública de São Borja, bem como representantes da Secretaria Municipal de Educação e das demais pastas da administração municipal. No momento, também se fez presente o presidente do Hospital Ivan Goulart, Pedro Machado.

 

Desta maneira, na reunião, foram abordados assuntos relacionados ao modo de como se dará o recomeço das atividades letivas, levando em consideração o atual contexto que se vivencia atualmente em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, Covid-19. Assim, conforme explanação da representante do Secretário João Carlos Reolon na reunião, professora Lurdes, a Secretaria Municipal de Educação está se preparando para o retorno às aulas levando em consideração todas as medidas de segurança e trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, pois também serão adotados protocolos de distanciamento social com a finalidade de evitar aglomerações.

 

Assim, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano, estão realizando capacitações para os professores e funcionários das escolas municipais, no intuito de os preparar contra a Covid-19, garantindo que todas as medidas protetivas sejam colocadas em prática e visando que as aulas aconteçam de modo seguro para todos, comunidade e escola. 

 

É importante mencionar, igualmente, que a Secretaria Municipal de Educação está agindo em conformidade com um Plano de Contingência elaborado pelo órgão do conselho escolar, no intuito de permitir a retomada das atividades presenciais. Plano esse que foi avaliado pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta linha, a Pasta já está com um cronograma concluído de retorno às atividades presenciais, em que, um dos aspectos abordados, considera que os alunos serão divididos em três grupos, dois deles presenciais, em semanas intercaladas e o terceiro na modalidade remota.

 

Com isso, o Presidente da Casa Legislativa, José Luiz Rodrigues Machado, entende a relevância do retorno às aulas de modo seguro para todos e ressalta que o Plano de Retomada das atividades letivas da Secretaria Municipal de Educação está amparado em fundamentos legais. 

 

Por fim, a Secretaria Municipal de Educação deixou claro que, mesmo com a retomada das atividades presenciais, as famílias que não se sentirem seguras para encaminhar seus filhos para a escola, também poderão o fazer, pois esses receberão atendimentos via aulas remotas. Ou seja, existe uma preocupação vigente para que todos possam ter acesso ao ensino dentro de suas possibilidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.