Alemão - Super Banner
Imobiliária Fred Janot
Top Trânsito
Portal Fronteiriço
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço

Com novo lote da AstraZeneca, Estado avança na vacinação de comorbidades

.

03/05/2021 09h37
Por: Redação
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Vacinação em Cruz Alta - Foto: Divulgação SES
Vacinação em Cruz Alta - Foto: Divulgação SES

O Rio Grande do Sul irá receber, nesta segunda (3/5), mais 413.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz para avançar na vacinação das pessoas com comorbidades no Estado. Chegam também 32.760 doses vacinas da Pfizer/Biontech, que serão aplicadas na capital. As remessas desembarcam na capital no voo LA-4513, com pouso previsto para 8h35min.

No início da manhã deste sábado (1°/5), chegaram a Porto Alegre 22.800 doses da Coronavac/Butantan, que devem ser distribuídas com as 7.200 doses do mesmo fabricante enviadas durante a semana. Essas doses serão utilizadas para a segunda aplicação (D2) de quem já recebeu a primeira dose há 28 dias ou mais.

Reunião entre a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), em data a ser confirmada, servirá para pactuar a distribuição das doses da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer às coordenadorias regionais de saúde (CRS). Neste sábado (1°), a vacinação foi intensa em todo o Estado, em municípios como Frederico Westphalen, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Cruz Alta e outros.

                                                                                                                                                                                                                                         Vacinação em Rio Grande - Foto: Divulgação SES

“Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as comorbidades ainda em maio”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

                                                                                                                                                                                                 Imunizantes Coronavac chegaram ao Estado na manhã deste sábado (1°/5): a partir da Ceadi, serão distribuídos para todo RS - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini 

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. 

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.