Alemão - Super Banner
Portal Fronteiriço
Imobiliária Fred Janot
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Portal Fronteiriço
Top Trânsito
Portal Fronteiriço

Futurismo e Tecnologia - O Futuro com base em nossos dados e informações.

.

O Papo é Tecnologia

O Papo é TecnologiaTudo sobre tecnologia e games em um só lugar!

01/05/2021 11h21Atualizado há 2 semanas
Por: Renato Franco
Fonte: Redação

A Visão futurística da tecnologia é algo que intriga a todos nós, frequentemente paramos e nos perguntamos: como será o futuro?, o que posso esperar dele? gostamos de sonhar e pensar através de representações e alusões tal como os "Jetsons", "Inteligencia Artificial" e etc

Futurismo relacionado a tecnologia trás ao centro "pensar a diante", não apenas um ano, dois anos, mas vinte anos no futuro, ou até mais. Um bom meio de entender o que nos espera e começar a analisar as tecnologias que nos esperam de maneira mais aprofundada e não só isso, mas ao mercado as quais estão sendo aplicadas, também o impacto que elas trazem como um todo a sociedade.

A tecnologia vem moldando e transformando todo o meio, principalmente as relações sociais, haja vista os inúmeros aplicativos dos quais temos hoje que contribuem ou não para o processo de desenvolvimento, seja ele comunitário, social, econômico e etc.

Através do futurismo é possivel identificar tendencias, prever falhas e moderar caminhos melhores, transformando na maioria das vezes riscos em oportunidades. Vale salientar que pode ser aplicado em todos os contextos, desde pequenas, médias e grandes empresas, na saúde, na educação ou até mesmo em nossas próprias vidas.

Inteligência artificial, ética na robótica, comida impressa e menos startups são apostas de especialistas para o futuro das inovações.

UM EXEMPLO DE FUTURISMO NOS DIAS DE HOJE

Nos dias atuais ja temos um aplicativo em formato de "jogo" chamado Futuur, o principal objetivo deste aplicativo é a possibilidade de prever o futuro através da inteligencia coletiva, ou seja, ele funciona com o principio de "mercado de previsões", uma maneira cientificamente comprovada de utilizar a inteligencia coletiva para prever eventos futuros.

O Objetivo do Futuur é oferecer melhores informações para os tomadores de decisão, criando previsões mais precisas que cubram a maior diversividade e profundidade de temas.

                                                                     

Isso nos remete a uma citação muito interessante feita pelo estatístico estadunidense William Edwards Deming (1900-1993), e que representa uma realidade, " Sem dados não se consegue provar nada ", quem dirá prever, não é mesmo? sem os mesmos ficamos a base do "achismo": eu acho que meu serviço é seguro, eu acho que a nossa a qualidade do ar importa para a saúde.

Neste cenário nos é apresentado uma grande frase de Deming

Em Deus nós confiamos, todos os outros devem trazer dados.


Os Dados estão sendo atualmente e serão uma das coisas mais valiosas do futuro, através deles é possivel descobrir muitas coisas, Supomos que você é dono de um comércio, indiferente do ramo, e pretende entender melhor o perfil de seus clientes, através de dados é possivel compreender o perfil individual deles, gênero, faixa etária, seus gostos, o que mais interessa a eles, criar grupos e sub-grupos de pessoas com perfils parecidos e toda a parcela de informações que é de interesse comercial a um estabelecimento/instituição, auxiliando assim em estrategias de propaganda, pre-venda, vendas, pós-vendas, entre outras. 

CIENTISTA DE DADOS

Ciência de dados, (em inglês: data-science) é uma área interdisciplinar voltada para o estudo e análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisões. Ciência dos dados enquanto campo existe há 30 anos, porem ganhou destaque nos últimos anos devido a alguns fatores, como o surgimento e popularização de grandes bancos de dados para o desenvolvimento de áreas como machine-learning.

Com base nisso podemos entender como empresas/instituições que fazem o uso disso, seja em aplicativos com ou sem fins financeiros, conseguem obter e analisar dados para tomar decisões que realmente norteiem seu futuro e processo de existência, seus projetos ou até para estudar um concorrente de mercado.

JigSaw na Série Jogos Mortais dizia uma coisa muito interessante sobre isso

Se você for bom em antecipar a mente humana, nada fica ao acaso.

Autor

Renato Rosa Franco | Engenheiro de Software na Repassa, Colunista de filosofia existencialista e tecnologia, apaixonado por assuntos como publicidade e propaganda, marketing, marketing digital, design, produção audio-visual, inteligência artificial, vendas, filosofia samurai, desenvolvimento pessoal e computação.

REFERÊNCIAS

  • Futuur
  • Futurismo - Global Trends
  • O Futuro das coisas - Fazendo futurismo a partir da ficção cientifica.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.