Terça, 17 de Maio de 2022

Poucas nuvens

São Borja - RS

Geral Portal Fronteiriço

Engenheiro mineiro ganha sorteio e será o 2º brasileiro a ir para o espaço

Victor Correa Hespanha foi sorteado para participar de viagem com a Blue Origin, de Jeff Bezos; data ainda não foi anunciada

12/05/2022 às 11h25
Por: Redação Fonte: CNN/ Isto é Dinheiro
Compartilhe:
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

A próxima viagem da Blue Origin, empresa de exploração espacial do bilionário Jeff Bezos, terá a presença de um brasileiro. Victor Correa Hespanha, um engenheiro de produção de 28 anos, foi um dos sorteados para participar da quinta missão da Blue Origin a levar seres humanos ao espaço. A viagem ainda não tem data para acontecer.

“Estou ansioso para realizar este sonho de infância, vai ser um marco na minha vida. Parece que estou vivendo em um filme, a ficha não caiu”.

Agora este dia está prestes a chegar. Ele foi sorteado para o voo da Blue Origin, empresa de turismo espacial, pela Crypto Space Agency (CSA), após comprar pela primeira vez um NFT, usando criptomoedas, e será um dos seis passageiros da viagem.

Hespanha é morador do bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital mineira, e poderá participar da missão NS-21. Com a proeza, ele será o segundo brasileiro a viajar ao espaço – até então, apenas o astronauta profissional Marcos Pontes, que foi à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006, já tinha feito o mesmo.

“Sei de poucos detalhes, mas é uma viagem de 11 minutos, 5 deles na gravidade zero. A gente vai sair da linha da atmosfera e flutuar por 5 minutos em uma cápsula em altíssima velocidade. Pelos vídeos que vi, a “janela” é grande, vai dar para ver muita coisa”, conta o engenheiro.

Ele investiu cerca de R$ 4 mil em NFT. E brinca que conseguiu uma oportunidade que antes achava que seria só “para bilionários”:

“É assustador também, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”.

Apesar de já ter feito quatro viagens para a borda do espaço sideral, a Blue Origin ainda não vende passagens no mercado aberto, então não é possível saber exatamente quanto Viktor estará “economizando” ao ganhar a passagem, mas a cifra seguramente supera os US$ 100 mil. A data da viagem ainda não foi divulgada pela Blue Origin.

O primeiro brasileiro no espaço foi o ex-astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que viajou para a Estação Espacial Internacional em 2006, graças a um convênio fechado pelo governo brasileiro. Na época, Pontes era oficial da Aeronáutica e já havia passado por treinamentos da Nasa, a agência espacial norte-americana.

O voo será o quinto tripulado do New Shepard, foguete da Blue Origin, e contará com mais cinco tripulantes além de Victor: o americano Evan Dick, que já integrou missão da New Shepard em dezembro de 2021; Katya Echazarreta, que se tornará a primeira mulher mexicana a ir para o espaço; Hamish Harding, empresário e piloto de aviões comerciais; e Jaison Robinson e Victor Vescovo, dois investidores.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias