Em torno de 80 pessoas vinculadas a sete campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estão participando como voluntárias na organização da 24° edição da Surdolimpíada de Verão, que ocorre na cidade de Caxias do Sul, de 01º a 15 de maio. Do campus São Borja, participam da delegação voluntária das Olimpíadas o professor de Libras (Língua brasileira de sinais), Willian da Motta Brum; o aluno de Jornalismo e monitor de Libras, Victor Oliveira e o aluno de Publicidade e Propaganda, Rafael Abreu.
Os participantes vinculados à Unipampa são dos campi São Borja, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Itaqui, Santana do Livramento e Uruguaiana. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber este evento e é o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul. Conforme a coordenadora da delegação da Unipampa e intérprete de Libras, Bruna Todeschini, "é muito importante essa integração e essa experiência para a comunidade surda. O evento está muito bacana, as pessoas estão tendo troca de cultura e de identidade", comentou a intérprete Bruna Todeschini.
Participam desta edição, 5000 pessoas entre surdoatletas, comissões técnicas e equipes. Ao todo, 79 países integram o evento.
Mín. 7° Máx. 14°