Terça, 17 de Maio de 2022

Poucas nuvens

São Borja - RS

Município Portal Fronteiriço

Primeira endoscopia respiratória em paciente do CTI é realizada no HIG

.

04/05/2022 às 10h13
Por: Redação Fonte: Comunicação Social- HIG
Compartilhe:
Isadora Brum Flores
Isadora Brum Flores

Na manhã deste sábado, o Cirurgião Torácico do HIG, Dr. Renan Lopes de Vargas, realizou  a primeira Endoscopia Respiratória (Fibrobroncoscopia) em paciente do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do HIG. O profissional contou com o auxílio do plantonista do CTI e especialista em Cirurgia Geral, Dr. Maximiliano Corrêa Deves.

Conforme o Dr. Renan, esse procedimento representa um importante horizonte nas especialidades de pneumologia e de cirurgia torácica. “Os procedimentos de endoscopia respiratória devem ser feitos com todo o esmero e cada paciente deve ser tratado como único”.

O profissional explica ainda, que a endoscopia respiratória diagnóstica, terapêutica e intervencionista, são realizadas com um aparelho flexível que é  introduzido pelo nariz ou pela boca. No caso deste paciente, foi realizada uma endoscopia diagnóstica e terapêutica para desobstrução do brônquios principal do pulmão direito. 

Salienta-se também, que a endoscopia respiratória pode ser  usualmente realizada com aparelho flexível em nível ambulatorial. Já a endoscopia intervencionista é realizada com aparelho flexível, rígido ou com a combinação de ambos e regularmente em regime de internação.  

O Dr. Renan Vargas pontua que esses procedimentos, de maneira rotineira, são realizados com o suporte de médicos anestesistas nas agendas do Bloco Cirúrgico ou na agenda específica do Centro de Colonoscopia e Endoscopia (EnCo) do HIG.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias