Sábado, 29 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Especiais Portal Fronteiriço

Cirurgia inédita no HUSM remove tumor de quase 2kg em criança de 6 anos

Médicos do ICOR destacam-se na cirurgia.

13/01/2022 às 08h48 Atualizada em 13/01/2022 às 08h54
Por: Redação Fonte: Revista Interativa
Compartilhe:
Cirurgia inédita no HUSM remove tumor de quase 2kg em criança de 6 anos

Os médicos Alcides e Lailana Vogel, do Instituto do Coração de Santa Maria (Icor Santa Maria) participaram de um grande desafio na última semana. Ambos fizeram parte da equipe de cardiologistas e cirurgiões que operaram no, Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), uma criança de 6 anos com Tumor de Wilms – formação cancerígena renal comum em crianças. 

A operação, que durou cerca de 8h, contou com treze médicos que se revezaram na delicada nefrectomia e na utilização de uma máquina de circulação extracorpórea com circuito pediátrico – técnica que visa à substituição do trabalho do coração e dos pulmões por um artefato externo ao corpo.

Essa criança chegou ao ambulatório de oncologia pediátrica com uma massa tumoral bastante volumosa, cerca de 1,7kg. O trombo obstruiu a principal veia do abdômen, cava inferior, adentrando o coração.

Quando ela chegou, já sabíamos que teríamos uma cirurgia desafiadora e que, pela extensão da lesão, eu iria precisar de ajuda de outros profissionais – recordou Gabriela Zanolla, cirurgiã pediátrica do HUSM.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias