Sábado, 29 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Município Portal Fronteiriço

Secretaria da Saúde reforça alerta em relação ao aumento do número de casos de Covid-19

.

11/01/2022 às 09h07
Por: Redação Fonte: Comunicação Social- Prefeitura de São Borja
Compartilhe:
Secretaria da Saúde reforça alerta em relação ao aumento do número de casos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, vem monitorando o aumento no número de casos de pacientes positivos para Covid-19.

Nos últimos dias, os casos vêm aumentando significativamente. A secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, afirma que já se percebe um contágio mais rápido e em grande escala.

“Mesmo com o grande número de vacinados no município, estamos percebendo o quanto a contaminação está rápida, de um grupo familiar, por exemplo, em que antes a contaminação ocorria em pessoas individuais, agora, quase todos já positivam, mesmo que graças a vacina, com sintomas leves. Por isso é preciso estar atento e permanecer com os cuidados sanitários", destaca Sabrina.

A Vigilância em Saúde vem realizando o monitoramento dos casos e em conjunto com as equipes de Saúde e do Hospital Ivan Goulart, buscando por alternativas viáveis para proporcionar atendimento da melhor forma possível aos pacientes positivados.

As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) são os locais indicados para o primeiro atendimento de pacientes com sintomas gripais, atendendo das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Após esse horário, das 18h às 22h, o atendimento deve ser procurado no PAM, localizado na Rua Venâncio Aires, 932.

A SMS informa ainda, que na CASA (antigo Centro de Triagem) o atendimento é restrito, com atendimento médico e testagem pela parte da manhã à pacientes positivos. E alerta ainda, a importância de se procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas gripais graves e em casos de sintomas gripais leves ou pacientes assintomáticos. Nesses casos, a indicação é procurar a ESF de cada paciente, facilitando assim, a agilidade no atendimento.

O prefeito Eduardo Bonotto afirma que a Administração Municipal vem monitorando o cenário da Covid-19 no município, e que o aumento se deve a diversos fatores, sendo neste momento, necessário o cuidado e conscientização de todos referente a prevenção. Bonotto reforça ainda, a importância da vacinação completa e do cumprimento aos protocolos de tratamento e isolamento estabelecidos.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Débora Veras, afirma que não há confirmação da nova variante no município, mas que já foram enviadas coletas para análise e os resultados estão sendo aguardados.

Por fim, a Secretaria de Saúde informa que está realizando o monitoramento em conjunto com a Mercovia também para se ter controle sobre os casos de estrangeiros. Na última quarta-feira (05/01), o prefeito Eduardo Bonotto, a secretária Sabrina Loureiro e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Débora Veras, estiveram em reunião com a direção da Mercovia, dialogando sobre os casos já confirmados e orientações para casos futuros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias