Sábado, 29 de Janeiro de 2022
21°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Eleições Portal Fronteiriço

Eleições 2022: Brasileiros tem até 4 de maio para tirar ou transferir título de eleitor

Veja o passo a passo para emitir o título de eleitor pela internet

06/01/2022 às 08h25 Atualizada em 06/01/2022 às 08h50
Por: Redação
Compartilhe:
Eleições 2022: Brasileiros tem até 4 de maio para tirar ou transferir título de eleitor

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou o calendário para as eleições de 2022. Neste ano serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.  O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo turno, caso seja necessário, deverá ser realizado no dia 30 de outubro. Com isso, os cidadãos devem ficar atentos, já que a transferência ou regularização do título de eleitor deve ser realizada até o dia 4 de maio.  Desde o dia 1º de janeiro, as pesquisas eleitorais precisam ser devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral, e os órgãos públicos têm limitadas as despesas com publicidade, por exemplo. Há também restrições quanto à distribuição gratuita de bens e valores aos cidadãos e cidadãs. 

A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas deverá ocorrer a partir de 16 de agosto. Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro.  Entre as datas mais importantes para os candidatos está a janela partidária, entre 3 de março e 1° de abril. Esse é o único período em que parlamentares podem mudar de partido livremente, sem correr o risco de perder o mandato.  Outra data importante é 2 de abril, exatamente seis meses antes da eleição. Essa é a data limite para que todos os candidatos estejam devidamente filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer. 

O 2 de abril é também a data a partir da qual os ocupantes de cargos majoritários presidente, governadores e prefeitos renunciarem aos mandatos caso queiram concorrer a cargo diferente do que já ocupam.  As convenções partidárias devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, quando todas as legendas devem oficializar a escolha de seus candidatos. Os registros de todas as candidaturas devem ser solicitados até 15 de agosto.

Jovens com 16, 17 e 18 anos, bem como os que possuem 15 anos e vão completar 16 anos antes do dia da eleição, já podem requerer o primeiro título de eleitor. A solicitação pode ser feita sem sair de casa, acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O voto é facultativo para os jovens com menos de 18 anos. No entanto, essa é a oportunidade para todos terem voz e contribuir com a mudança necessária.

Passo a passo para emitir o título de eleitor pela internet

1- Acesse o Sistema TítuloNet (clicando aqui).  Informe o estado em que você mora e clique em "Próximo".

2- Leia com atenção as informações e separe os documentos obrigatórios que serão necessários para anexar no seu pedido. Tire foto de cada um deles e já deixe disponível no seu computador (ou no celular) para quando for solicitado. Em seguida, clique em "Próximo".

3- No campo "Título de eleitor", selecione a opção "Não tenho. Em seguida, preencha as informações como nome completo, data de nascimento e nome dos pais. Depois é só clicar em "Próximo".

4- Na tela seguinte, preencha o restante das informações. Depois, será necessário anexar as imagens dos documentos obrigatórios. Foto segurando o documento de identificação, imagem frente e verso do RG e comprovante de endereço são obrigatórios para todos.



Selecione o arquivo de cada um dos documentos solicitados para fazer o upload. Em seguida é só clicar em "Próximo".

5- Preencha as informações sobre o seu endereço, que devem ser as mesmas do comprovante de residência anexado na tela anterior.

6- De acordo com o seu endereço, o site irá fornecer as opções mais próximas para você escolher como local de votação. Selecione a que mais te interessa e clique em "Próximo".



Na tela seguinte, todas as informações do seu requerimento estarão disponíveis para conferência. Veja se está tudo digitado corretamente e depois conclua o processo. Pronto, seu pedido foi realizado.

Acompanhamento da solicitação

É possível acompanhar a tramitação do pedido pela internet. Basta acessar aqui e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

Caso não tenha o número de protocolo, é possível acompanhar o pedido informando o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe.

Emissão do título de eleitor

Assim que o processo for finalizado, é necessário acessar o aplicativo e-Título para acessar a versão digital do título de eleitor. O aplicativo está disponível para Android (clique aqui) e IOS (clique aqui) e pode ser instalado em telefone celular ou tablet.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias