Sábado, 29 de Janeiro de 2022
21°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Geral Portal Fronteiriço

Famurs articula ações para ajudar municípios castigados pela seca

.

03/01/2022 às 10h04
Por: Redação Fonte: Comunicação Social- Prefeitura de São Borja
Compartilhe:
Famurs articula ações para ajudar municípios castigados pela seca

O presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, esteve em reunião com a coordenação da Defesa Civil estadual, a fim de debater ações que ajudem minimizar os impactos acarretados pela seca que assola  dezenas de municípios gaúchos. O encontro foi com o subchefe da Defesa Civil/RS, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira. Foi discutido um cronograma de ações para o enfrentamento da prolongada estiagem que castiga boa parte do território gaúcho.

Bonotto também conheceu a sala de situação da Defesa Civil, responsável por coordenar a implementação de medidas emergenciais em eventos de desastres naturais, como o de agora. O presidente da Famurs solicitou ao governo estadual providências imediatas que “possam mitigar os efeitos que a seca provoca nas atividades econômicas e nas cadeias produtivas, principalmente na  agricultura e na pecuária. Atualmente, esta é a maior preocupação, por seus danosos reflexos sociais”, disse o presidente da federação.

Eduardo Bonotto informou que está colocando toda a equipe técnica da Famurs à disposição dos municípios atingidos pela seca, na busca de soluções. O dirigente acrescentou que “vamos também elaborar um documento relatando o cenário de dificuldades dos municípios.” Observou que “temos que agilizar o reconhecimento e a homologação dos decretos de situação de emergência ou calamidade, para que auxílios em caráter excepcional possam atenuar o sofrimento das famílias gaúchas mais atingidas.”

Bonotto disse que a Famurs está sempre a orientar os gestores municipais para as melhores saídas. A reivindicação apresentada ao Estado é no sentido de distribuição de cestas básicas, abastecimento de água com caminhões-pipa e abertura de poços artesianos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias