Sábado, 29 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Município Portal Fronteiriço

São Borja terá a 2ª Escola Cívico-Militar a partir de 2022

.

29/12/2021 às 13h23 Atualizada em 29/12/2021 às 14h35
Por: Redação Fonte: Comunicação Socia l- Prefeitura de São Borja
Compartilhe:
São Borja terá a 2ª Escola Cívico-Militar a partir de 2022

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) confirma, que a partir de 2022, duas escolas cívico-militares estarão funcionando na rede municipal de ensino. A primeira a receber o novo sistema de apoio pedagógico será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, já a partir do início do novo ano letivo. Depois, na sequência, será a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubaldo Sorrilha da Costa.

O prefeito Eduardo Bonotto, ressalta que o sistema a ser implementado nos dois estabelecimentos tem como parâmetro uma lei estadual, proposta pelo deputado Tenente-Coronel Zucco. Na prática, as escolas não alteram sua grande curricular em relação às demais. O que muda é o acréscimo relativo à segurança e à disciplina a ser oferecido por policiais aposentados ligados à Brigada Militar.

Nas duas escolas serão abrangidos crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon destaca que os conteúdos a serem ensinados pelos professores são os mesmos das outras escolas. “O que altera, apenas, é que esses monitores egressos da BM ajudarão a educar em relação a valores como respeito, disciplina, civismo, cidadania e defesa do meio ambiente, por exemplo”, explica o titular da SMEd.

A previsão é que a Escola Duque de Caxias, localizada no bairro José Alvarez, já comece o novo ano letivo apoiada pela nova sistemática. Os monitores, ex-policiais da Brigada, terão treinamento específico para desempenhar as suas funções no educandário. O mesmo ocorrerá na Escola Ubaldo da Costa, situada no bairro do Passo. O início das atividades, porém, será ao longo de 2022.

Bonotto ressalta que outro aspecto relevante é a parceria com a comunidade. Em relação à Escola Duque de Caxias, todos os uniformes dos alunos estão sendo doados pelo empresário Celso Rigo. A expectativa é de que também quanto à Ubaldo Sorrilha da Costa, ocorra apoio semelhante de empreendedores do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias