Sábado, 29 de Janeiro de 2022
21°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Geral Portal Fronteiriço

Familiares partem de Santa Maria para acompanhar júri da tragédia da boate Kiss em Porto Alegre

Um ônibus saiu da Região Central na manhã desta terça-feira. Telão será disponibilizado para ver o julgamento na cidade

30/11/2021 às 16h08
Por: Redação Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
Naion Curcino / Agencia RBS
Naion Curcino / Agencia RBS

Oito anos, 10 meses e três dias após o incêndio que tirou a vida de 242 filhos, irmãos, sobrinhos ou primos, os familiares das vítimas do incêndio da boate Kiss partiram em direção a um momento esperado por eles durante todo esse tempo. Cerca de 45 pessoas embarcaram em um ônibus em frente à Catedral Metropolitana de Santa Maria sob aplausos e após uma homenagem com balões brancos soltos ao céu para acompanhar o julgamento de quatro acusados em Porto Alegre.

O júri começa nesta quarta-feira (1º), no Foro Central da Capital, quando os ex-sócios da casa noturna Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, o cantor da banda Gurizada Fandangueira Marcelo de Jesus dos Santos e o assistente de palco do conjunto musical Luciano Bonilha Leão estarão sentados no banco dos réus.
Desde a metade da manhã, familiares de vítimas e integrantes da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) já se concentravam em frente à catedral. A saída estava marcada para o meio-dia. Foi quando balões brancos foram soltos para homenagear as vítimas.

O valor do percurso será dividido entre a prefeitura de Santa Maria e a empresa Planalto. Os viajantes serão recepcionados por apoiadores da iniciativa na Tenda do Cuidado, montada no estacionamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ao lado do Foro.

Os dois principais locais de hospedagem gratuita serão os hotéis de trânsito do Exército e do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A expectativa é de que 75 familiares acompanhem o júri. Os demais farão o trajeto de carro, por conta própria.

Apoio

Também irá de Santa Maria para Porto Alegre um grupo de três psicólogos e dois enfermeiros da Secretaria de Saúde de Santa Maria para dar apoio aos familiares. Os profissionais atuaram junto às famílias logo após a tragédia e, por isso, foram escolhidos para ajudar novamente neste momento.

Além disso, uma outra equipe ficará em Santa Maria para prestar apoio aos familiares que ficaram na cidade. Eles ficarão na Tenda da AVTSM, na Praça Saldanha Marinho, e no Clube Comercial, na Rua Venâncio Aires, distante poucos metros da tenda.

Na quarta-feira, haverá um telão na tenda para acompanhar o júri ao vivo. Nos demais dias, eles estará no Clube Comercial, restrito a familiares. Na tenda também será disponibilizado um novo banner, em branco, substituindo o que tem a foto das 242 vítimas, para que mensagens de apoio aos familiares e de homenagem às vítimas sejam escritas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias