Domingo, 05 de Dezembro de 2021
27°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Policial Portal Fronteiriço

Polícia Federal cumpre 60 ordens judiciais em investigação de câmbio ilegal na Fronteira do Brasil com a Argentina

.

23/11/2021 às 08h17 Atualizada em 23/11/2021 às 09h40
Por: Redação
Compartilhe:
Polícia Federal cumpre 60 ordens judiciais em investigação de câmbio ilegal na Fronteira do Brasil com a Argentina

São Borja/RS: A Polícia Federal deflagra, na manhã desta terça-feira (23/11), a Operação Peculium, para desarticular organização criminosa dedicada à prática de crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.  

A ação mobiliza 70 policiais federais para o cumprimento de 60 ordens judiciais no município de São Borja, sendo 15 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão, sequestro de 14 veículos, 11 imóveis e o bloqueio judicial de até 21 milhões de reais em contas bancárias vinculadas a 13 pessoas físicas e empresas. Também são executadas 14 medidas cautelares diversas, como monitoramento por dispositivo eletrônico (tornozeleira), retenção de passaporte e apresentação periódica à Justiça Federal. 

A investigação teve início em 2020 com a apreensão pela PRF de 35 mil dólares transportados ocultos com a passageira de um veículo que trafegava na BR-285, na região de São Borja.

A apuração levantou a existência de organização criminosa que opera ilegalmente no mercado de câmbio na fronteira com a Argentina. O grupo utiliza-se de doleiros e fornecedores do exterior para internalizar pesos argentinos e dólares americanos no Brasil. Após ingressarem no País, as moedas estrangeiras são comercializadas irregularmente, principalmente para empresas de transporte rodoviário de cargas. Posteriormente, a origem do recurso ilícito é dissimulada através de complexo esquema de lavagem de dinheiro.  

A estimativa é que a organização criminosa movimentaria aproximadamente 2 milhões de reais por mês em operações ilegais de câmbio.

Comunicação Social - Delegacia de Polícia Federal em São Borja

Fone: (55) 3430-9000/ 55 9130-3351

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias