Domingo, 05 de Dezembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Município Portal Fronteiriço

Descubra as diferenças entre as ambulâncias de atendimento do SAMU

.

19/11/2021 às 14h35
Por: Darlan Witchaki Fonte: Redação
Compartilhe:
Darlan Witchaki
Darlan Witchaki

Ambulância de Suporte Básico: indicada para suporte básico de vida, ou seja, realiza o transporte de pacientes com risco de vida, porém, sem a necessidade de intervenção clínica no local. Essa Ambulância conta com uma equipe de técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Ambulância de Suporte Avançado: veículo com equipe que necessita de manobras invasivas especificadas e mais complexas para o tratamento e agravo a saúde. Essa Ambulância conta com uma equipe de enfermeiros, médico e condutor socorrista.

Em São Borja, são prestados cerca de 150 atendimentos mensais pela equipe do SAMU. A ambulância do suporte básico é a que mais realiza atendimentos, são cerca de 90 por mês. Já a ambulância do suporte avançado, realiza em média 60 a 70 atendimentos mensais.

BOX: Durante o período de pandemia, a maioria dos atendimentos realizados pela ambulância do suporte básico se deram em decorrência de pessoas que estavam em isolamento domiciliar por conta da Covid-19 e apresentaram sintomas como: dispneia, gripe, febre. Essa ambulância possui apenas desfibrilador, mas contém todas as medicações para intervir em uma PCR (parada cardiorrespiratória).

Já a ambulância de suporte avançado realizou o trabalho de transportes de pacientes para fora do município, pois possui além do desfibrilador, respirador portátil para pacientes que necessitam de entubação pró-traqueal e transporte de pacientes entubados. Em fevereiro de 2021, foram realizadas 19 transferências de pacientes.

A enfermeira-chefe da Base do SAMU de São Borja, Letícia Barcellos, relata que os atendimentos mais frequentes da ambulância de suporte básico, são: síncope (desmaio), acidente de moto, hipoglicemia (baixa dosagem de açúcar no sangue) e queda da própria altura.

Quando ocorre algum imprevisto durante um atendimento que está sendo realizado pela equipe do suporte básico e acaba sendo necessário o apoio de uma equipe do suporte avançado, é solicitado apoio breve e as equipes fazem o atendimento em conjunto.

Exemplos do que pode acontecer durante o atendimento que acabe necessitando do apoio de uma equipe do suporte avançado: o paciente, durante o atendimento sofre uma PCR (parada cardio respiratória) ou em caso de acidente, possua mais de uma vítima em estado grave.

Pode acontecer também a orientação via celular, entre técnico de enfermagem com o médico da base. O médico vai orientando o técnico sobre os procedimentos à serem tomados, com o intuito de ir agilizando o atendimento em vez do técnico ter que contatar o médico de regulação da SAMU para pedir orientações.

Por fim, vale ressaltar que todos os profissionais são habilitados e sempre estão em constante renovação de cursos de socorristas, bem como passam por avaliação curricular na central de regulação da SAMU.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias