Domingo, 05 de Dezembro de 2021
26°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Esportes Portal Fronteiriço

Confira os jogos do Grêmio e de seus adversários contra a queda até o fim do Brasileirão

Caminho do Tricolor, na teoria, é um dos mais complicados

17/11/2021 às 16h08
Por: Redação Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
André Ávila/ Agência RBS
André Ávila/ Agência RBS

Pela primeira vez depois de muito tempo o Grêmio tem mais jogos do que a maioria dos seus inimigos na batalha de evitar o rebaixamento. Na vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino, na terça-feira (16), o time gremista chegou a sua partida de número 32 no Brasileirão – a rodada terá complemento na quarta (17) e na quinta (18). A única equipe do pé da tabela que entrou mais vezes em campo foi o Sport, com 33 jogos.

Na briga pela salvação, ter uma calendário mais fácil pode ser um fator a mais para acreditar que é possível terminar o torneio fora das quatro últimas posições. GZH analisou os jogos finais de Grêmio, Sport, Juventude, São Paulo, Bahia e Atlético-PR para ver quem tem a vida mais complicada. Como curiosidade, o único clube que não cruzará o caminho de nenhum dos integrantes deste sexteto é o Santos. Confira a seguir.

Fator local

Dos seis clubes que brigam com maior afinco para não cair, o Atlético-GO é o que leva mais vantagem no fator local. Os goianos disputarão quatro partidas como mandante e três como visitantes. O Sport terá três duelos em casa e dois fora.

Grêmio, São Paulo e Bahia jogarão três em seus domínios e três na casa do adversário. O Juventude também tem um trio de partidas no Alfredo Jaconi por disputar, porém, terá quatro partidas fora de Caxias do Sul.

Confira a tabela de classificação do Brasileirão

Confrontos diretos

As partidas contra adversários com o mesmo objetivo ganham ares de final a tão poucos jogos do fim do campeonato. Há um punhado deles para o sexteto que briga para disputar o Brasileirão 2022.

O Grêmio jogará contra o Bahia fora de casa e, na sequência, recebe o São Paulo na Arena. Caso vença a rebaixada Chapecoense e o desinteressado Flamengo, que poupará jogadores para a final da Libertadores, os jogos com os tricolores podem significar uma mudança definitiva da realidade do time de Vagner Mancini.

Além do Grêmio, o Bahia tem encontro com o Sport nesta quinta-feira. Com a menor quantidade de jogos para disputar, os pernambucanos também terão o São Paulo como oponente. O time de Rogério Ceni, além de Grêmio e Sport, ainda encontrará pelo caminho o Juventude. A equipe da Serra ainda terá o Atlético-GO como confronto direto. Esse será o único adversário que luta para não cair que os goianos terão pela frente.

Pontuação

Um indicativo do grau de dificuldade que a tabela apresenta nas rodadas finais é a média de pontos dos adversários. Em alguns casos, times com pontuação alta podem chegar para uma partida na reta final sem objetivos. É o caso do Atlético-MG, adversário do Grêmio na última rodada e que deve desembarcar na Arena com o título assegurado.

Fazendo uma média da pontuação atual, os adversários gremistas têm 45 pontos, a segunda mais alta. A maior pertence ao Juventude, com 47,5. Praticamente rebaixado, o Sport tem a tabela, em teoria, menos complexa: média dos rivais é de 35 pontos. A do Bahia é de 38,8, a do São Paulo de 40,1, e a do Atlético-GO de 41,2.

JOGOS DO GRÊMIO

Chapecoense x Grêmio
Grêmio x Flamengo
Bahia x Grêmio
Grêmio x São Paulo
Corinthians x Grêmio
Grêmio x Atlético-MG


JOGOS DO SPORT

Sport x Bahia
Sport x Fluminense
São Paulo x Sport
Chapecoense x Sport
Sport x Athletico-PR


JOGOS DO JUVENTUDE

Juventude x Fluminense
Atlético-MG x Juventude
Atlético-GO x Juventude
Juventude x Bragantino
Fortaleza x Juventude
São Paulo x Juventude
Juventude x Corinthians


JOGOS DO BAHIA

Sport x Bahia
Bahia x Cuiabá
Bahia x Grêmio
Atlético-GO x Bahia
Bahia x Fluminense
Fortaleza x Bahia


JOGOS DO SÃO PAULO

Palmeiras x São Paulo
Grêmio x São Paulo
São Paulo x Athletico-PR
São Paulo x Sport
São Paulo x Juventude
América-MG x São Paulo


JOGOS DO ATLÉTICO-GO

América-MG x Atlético-GO
Atlético-GO x Ceará
Atlético-GO x Juventude
Chapecoense x Atlético-GO
Inter x Atlético-GO
Atlético-GO x Flamengo
Atlético-GO x Fluminense

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias