Domingo, 05 de Dezembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Município Portal Fronteiriço

Pedal de Natal marcará a inauguração do projeto de cicloturismo

.

10/11/2021 às 16h13
Por: Redação Fonte: Comunicação Social Prefeitura de São Borja
Compartilhe:
Pedal de Natal marcará a inauguração do projeto de cicloturismo

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL) definiu para 12 de dezembro, um domingo, a realização do evento inaugural do seu projeto de cicloturismo. Essa programação inicial começará às 8h30min, com a concentração dos ciclistas participantes na estação de pesquisas José Alvarez, antiga Fepagro, para percurso de aproximadamente 50 quilômetros. O circuito a ser percorrido é pela chamada Estrada dos Trilhos até a ponte do rio Butuí, na divisa com o município de Maçambará.

Além de apoio de outros setores na Prefeitura, a SMCTEL tem como parceiros os quatro grupos de ciclistas organizados na cidade. “Porém, todas as demais pessoas que desejarem também poderão participar da pedalada, qualquer que seja o trajeto a ser percorrido. O importante é que todos participem desse momento de confraternização, saudando a chegada do Natal”, segundo ressalta a secretária titular da pasta, Vânia Alves Cardoso.

O roteiro de cicloturismo é o primeiro já definido no interior do município. “O local tem um simbolismo muito representativo, pois, no século passado, foi por onde circularam a riqueza e o progresso na região, em vagões de trem”, lembra o prefeito Eduardo Bonotto. À época, o transporte ferroviário de São Borja até Uruguaiana, passando pela localidade de Bororé e depois Itaqui, era o principal meio de locomoção na fronteira gaúcha.

Atualmente, a localidade de Bororé diminuiu e já são poucas as referências materiais remanescentes. A região, porém, tem além desse passado histórico, muitos belos locais a percorrer, desfrutando do sossego da natureza. Trata-se de um trajeto já demarcado e autoguiado.

Vânia Alves ressalta que a sua secretaria pretende demarcar outros circuitos de cicloturismo em áreas rurais de São Borja. A meta é, de maneira gradativa, ir agregando serviços de apoio em parceria com os moradores em cada lugar. “Queremos aos poucos montar roteiros de cicloturismo, como já existe em outras regiões no Rio Grande do Sul”, pensa a secretária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias