Domingo, 05 de Dezembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São Borja - RS

Município Portal Fronteiriço

Conheça a ASCORS – Associação dos Corredores de Rua de São Borja

.

15/10/2021 às 16h32
Por: Darlan Witchaki
Compartilhe:
Conheça a ASCORS – Associação dos Corredores de Rua de São Borja

A Associação dos Corredores de Rua de São Borja foi fundada no dia 04/08/2011. O objetivo principal da entidade é motivar as pessoas da comunidade a praticarem exercícios físicos, como a corrida de rua e treinos funcionais. 

As atividades são coordenadas pela professora de Educação Física Luciane Bidinoto, que também é uma das fundadoras. Os treinos acontecem três vezes por semana, nas segundas,  quartas e sextas, em geral a partir das 19h. O ponto de concentração para a saída dos praticantes varia entre o Cais do Porto e o Parque General Vargas (Parcão). 

O início das atividades acontece após o planejamento da área e da distância a ser percorrida. O treino funcional de alongamento é feito antes do início da corrida. A prescrição do treino é fundamental para se iniciar a atividade, pois muitos dos membros não possuem ainda resistência suficiente para fazerem todo o trajeto sem pausas. Dessa forma, cada um corre a distância que pode, de acordo com sua condição física, até que se acostume com a rotina. 

Luciane ressalta que o treino funcional é de grande importância, pois é isso que vai garantir o aumento da capacidade muscular, contribuindo para que o corredor aumente o tempo e a duração das atividades.  Vale ressaltar que esse treino dura, em média, 20 minutos. 

Os benefícios da realização dessas atividades são diversos: “melhora na qualidade de vida e nas condições de saúde; baixa na taxa de triglicerídeos, colesterol e até o controle de diabetes pode ser feito através de atividades físicas”, afirma Luciane. 

A associação conta, atualmente, com 40 sócios. Para fazer parte da ASCORS, o membro paga um valor simbólico mensal, a fim de custear as inscrições de possíveis campeonatos em que forem participar. 

Antes da pandemia, também eram realizados os campeonatos de corrida, com cinco etapas durante o ano. Começavam em março e, a cada dois meses, era realizada uma corrida. Diante das flexibilizações e da diminuição de casos de Covid-19, essa rotina está sendo normalizada e as atividades dentro do município também.

Durante o período crítico da pandemia, as atividades não pararam. A orientação foi que cada membro da associação realizasse o seu treino em casa ou individualmente em lugares que não houvesse aglomeração. Já o treino funcional antes das corridas acabou sendo realizado de forma remota, com a professora Luciane conduzindo através de transmissões ao vivo no Facebook. 

No dia 31 de outubro será realizada a primeira corrida deste ano, seguindo os protocolos sanitários exigidos. No dia 28 de novembro está sendo planejada a realização da Primeira Meia Maratona Internacional de São Borja e a 10° Rústica Internacional de São Borja, que é um dos primeiros eventos realizados desde a criação da associação. 

Também cogita-se a participação em eventos fora do município, pois antes da pandemia os atletas já haviam participado de campeonatos na Argentina e no Uruguai. Eventos com renome, como os que são realizados nesses países, chamam a atenção dos participantes, desde que tenham no mínimo quatro distâncias, para que todos os membros possam competir; 5, 10 e 42KM. Assim, as pessoas podem se distribuir de acordo com a sua condição física e todos podem participar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias