Sábado, 16 de Outubro de 2021
14°

Muitas nuvens

São Borja - RS

Município Portal Fronteiriço

Unipampa São Borja comemora 15 anos neste sábado

.

14/10/2021 às 14h12
Por: Redação Fonte: Comunicação Social UNIPAMPA
Compartilhe:
Miro Bacin
Miro Bacin

O dia 16 de outubro este ano é num sábado, e justamente neste dia é que se comemora o início das atividades letivas da Unipampa Campus São Borja. A instituição surgiu como um projeto que veio suprir a necessidade de investimento em educação superior e a partir disso auxiliar na transformação econômica e social.

A Unipampa, criada em 2006, foi instituída oficialmente pela Lei nº 11.640, de 11 de janeiro de 2009. A Unipampa campus São Borja inicialmente ofereceu os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Em seguida veio o curso de Serviço Social, Relações Públicas, Ciências Sociais – Ciência Política, todos bacharelados. Com a implantação do curso de Licenciatura em Ciências Humanas – veio atender a demanda crescente de professores preparados para os campos de Filosofia, História, Geografia e Sociologia, e mais tarde o curso de Direito, uma aspiração antiga da comunidade são-borjense.

Além das graduações presenciais, a chegada de cursos de EAD ( Geografia e História em graduação e Mídia e Educação em Especialização, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil permitiu que mais de vinte cidades do interior gaúcho fossem atendidas. Os mestrados profissionais de Políticas Públicas e Comunicação e Indústria Criativa foram implantados para atender dinamicamente todas as áreas de conhecimento, além das especializações. Os 78 docentes e os 42 técnicos administrativos educacionais e mais 24 terceirizados - buscam constantemente aperfeiçoamento profissional para atender os 2.032 estudantes que vem de todas as partes do país em busca da excelência do ensino, pesquisa e extensão do campus. A pandemia ocasionada pela Covid-19 obrigou o corpo docente, os técnicos e alunos a buscarem novas formas de aprendizado – sendo realizado com o ensino remoto.

Os 15 anos da Unipampa campus São Borja são marcados pela eficiência e pela busca constante da qualidade na missão de atender a comunidade regional e também a nacional, já que os cursos atraem discentes de todo o país. Entre os docentes do campus temos duas que foram egressas do campus, as professoras Monique Vieira e Monique Damascena, oriundas do curso de Serviço Social, que fizeram estudos complementares e são doutoras. Dos técnicos, Eduardo Martinez, técnico audiovisual do campus, também é egresso do curso de Relações Públicas, William Bernardes e Melissa Vargas, assistentes sociais –também egressos do campus  e outros que depois de trabalharem fizeram ou estão fazendo cursos do campus. 

A Unipampa conta com três prédios acadêmicos, biblioteca ampla, restaurante universitário, casa do estudante e estrutura que vem sendo aperfeiçoada para atender satisfatoriamente a comunidade. Os 15 anos da Unipampa são o resultado da mobilização de prefeitos, vereadores, população, movimentos sociais e da comunidade acadêmica na busca de fortalecimento da instituição.

Foto: Miro Bacin 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias