Sábado, 16 de Outubro de 2021
14°

Muitas nuvens

São Borja - RS

Agronegócio Portal Fronteiriço

Piscicultura passa a se consolidar no município de Rolador

.

11/10/2021 às 14h51 Atualizada em 11/10/2021 às 14h55
Por: Redação Fonte: Emater - ASCAR
Compartilhe:
Piscicultura passa a se consolidar no município de Rolador

Nos últimos dois anos, com o incentivo à aquisição de novos alevinos e à ampliação de mercados, a Piscicultura passou a se consolidar como alternativa de renda no município de Rolador. Vinte e quatro agricultores receberam na semana passada (06/10) 7.660 alevinos das espécies carpa capim, cabeça grande, prateada, húngara escamada, húngara espelho e tilápia. A entrega foi realizada em frente ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, na presença do prefeito João Alberto Aquino Gomes e da vice-prefeita Loiara Ramos.

Os produtores reservaram a quantidade e as espécies desejadas, com apoio e orientação técnica da Emater/RS-Ascar, e retiraram os peixes no dia e horário marcados. Os alevinos, de diferentes tamanhos, entregues nesta semana, são oriundos do viveiro Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, do município de Ijuí.

A piscicultura tem se consolidado como importante fator de segurança e soberania alimentar, bem como de geração de renda no município, sendo que os açudes de Rolador são povoados com cerca de 20 mil alevinos por ano, envolvendo aproximadamente 50 agricultores, no total.

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar Luiz Adriani e Dante Ávila observam que “várias famílias mantêm o hábito de consumir semanalmente a carne de peixe, em vistas do sabor e da qualidade nutricional”. A comercialização acontece principalmente no município, com o consumidor buscando o pescado nas propriedades, fortalecendo a cadeia curta de comercialização, do produtor direto ao consumidor.

Crédito da foto: Geni Kovalski, Divulgação, Emater/RS-Ascar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias