Sábado, 16 de Outubro de 2021
14°

Muitas nuvens

São Borja - RS

Especiais Portal Fronteiriço

Com admiradores, artista de 3 anos ganhará exposição no Royal Plaza Shopping em Santa Maria

Com mais de 30 quadros, os pais preparam os últimos detalhes da primeira exposição da artista mirim

06/10/2021 às 13h20 Atualizada em 06/10/2021 às 13h50
Por: Redação Fonte: Diário de Santa Maria
Compartilhe:
Com admiradores, artista de 3 anos ganhará exposição no Royal Plaza Shopping em Santa Maria

Como surgem os grandes artistas? Ou com qual idade percebemos o início de um processo artístico que pode evoluir para algo maior? As respostas são diversas e há quem pare para pensar... ou melhor, admirar e apoiar jovens artistas.

Este é o caso de Rita Jorge Felice, de 3 anos e 4 meses. Sob os olhares atenciosos e apaixonados dos pais, o servidor público Stéfano Grosso Felice, 47, e a bióloga Mirna Adriana Jorge, 49, a estudante do maternal da Escola Infantil Jardim de Maria escolhe as cores que farão de cada pintura em tela uma preciosidade. Até o momento, a artista mirim já pintou mais de 30 quadros. 

Stéfano observa de perto cada movimento da filha e com um pano, auxilia na limpeza das pequenas mãos, que logo recomeçam o processo. Para ele, é gratificante fazer parte destes momentos:

-Estamos sempre ajudando. Mirna colocando as tintas para que ela possa pintar e eu limpando. É gratificante, porque nós vemos que ela gosta, adora pintar e estamos ali para auxiliar e deixá-la mais confortável.

Enquanto ajeita os tubos de tinta e os pincéis, Mirna relembra dos primeiros rabiscos feitos por Rita em 2020. Após observar os traços únicos em papel, cartolina e caderno de desenho, a mãe resolveu fazer um teste e comprou uma pequena tela de pintura. O que parecia apenas uma brincadeira de criança, logo, passou a ser visto como uma forma de expressão profunda, especialmente por quem entende do assunto:

-Eu busquei saber um pouco mais sobre o mundo da arte abstrata, que é o que a Rita está pintando neste momento e descobri um artista em São Paulo. Ele está nos auxiliando, realizando uma mentoria. Uma parte da técnica abstrata dele é muito parecido com o da Rita, por isso ele se identificou bastante - comenta a mãe, referindo-se ao artista Sidinei Britto, proprietário da Galery Britto.

Para a felicidade dos antigos e novos admiradores, a família criou um perfil no Instagram. Em @coresderita, as obras com cores vivas ganham visibilidade, especialmente em um momento de realização artística. Em breve, a rede social deve ser um espaço de diálogo e convite para que outros pais e crianças visitem a primeira exposição da artista mirim, em outubro, em uma nova sala no Royal Plaza Shopping.

EXPOSIÇÃO

Com a curadoria da artista plástica Cirlene Ereno, a Exposição da Rita iniciou na terça-feira e segue até o 12 de outubro, das 10h às 22h. A artista e os pais estarão presentes no local de 9 a 12 de outubro, a partir das 18h30min, para receber o público. Além da valorização da arte infantil, o evento provocará uma reflexão sobre a importância dos pais apoiarem seus filhos:

-É uma oportunidade que está sendo dada para uma criança de 3 anos. Então, nosso objetivo é o de que isso seja levado para os papais e as mamães, refletindo sobre quantas crianças tem talento para tantas coisas. Estaremos lá para conversar com eles - afirma Mirna. 

Até o momento, 10 quadros serão expostos no Royal Plaza Shopping. Mas, tanto Mirna, quanto Stéfano não descartam a possibilidade de que sejam colocados mais obras de arte no local. Além de apreciar as criações de Rita, o público também poderá adquirir itens como camisetas, necessaires e chaveiros em formato de almofada com estampas pintadas pela menina. No final da exposição, 10% do valor arrecadado com as vendas deve ser destinado a uma entidade social de escolha dos pais da artista.

PROGRAME-SE

O quê - Exposição da Rita

Quando - De 5 a 12 de outubro, das 10h às 22h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias