Sábado, 16 de Outubro de 2021
14°

Muitas nuvens

São Borja - RS

Policial Portal Fronteiriço

Cães recebem menções honrosas no dia do Cão de Polícia em Uruguaiana

05 OUTUBRO 2021 08:25:00 Entre os animais estão cães que atuaram no resgate a vítimas do desastre de Brumadinho e no incêndio do prédio da Secretaria de Segurança Pública.

05/10/2021 às 16h14
Por: Redação Fonte: Jornal Cidade
Compartilhe:
Cães recebem menções honrosas no dia do Cão de Polícia em Uruguaiana

O Dia do Cão de Polícia, celebrado nesta segunda-feira, 4/10, foi lembrado com uma programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra). Pela manhã, ocorreu uma solenidade no Salão Nobre da Prefeitura Municipal para valorizar as ações desenvolvidas pelos agentes de segurança pública no combate ao tráfico de drogas, busca e salvamento, através da ajuda dos cães policiais.

No Dia Mundial dos Animais e Dia de São Francisco de Assis, a administração pública municipal de Uruguaiana desenvolveu, pela primeira vez, a homenagem aos condutores e aos cães de polícia do Estado do Rio Grande do Sul. Agentes de segurança pública de diferentes instituições estiveram no município para a solenidade que condecorou esses profissionais e os cães de polícia.

Os cães que receberam destaque pelas atuações no estado foram: Xênon do treinador Everton Ferreira Silveira, policial civil da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Rio Grande; Back de responsabilidade de Bruno Vargas que apoia a polícia civil de Viamão na região metropolitana de Porto Alegre; General conduzido pelo soldado Ederson Luiz Gomes da Cia de busca e salvamento de Porto Alegre; a cadela Guria do sargento Alexandre Furtão Silveira da Cia de Busca e Salvamento de Porto Alegre; o cachorro Bud de responsabilidade do soldado David Martins Ferreira da Brigada Militar de Santa Cruz; e, Sol do agente Penitenciário Sílvio da Silva Chamorra.

De acordo com o prefeito Ronnie Mello, "a participação de agentes de segurança e seus cães das diferentes regiões do Estado demonstrou a relevância do evento que possibilitou ainda a interação e a participação da comunidade".

A Lei Municipal 5.216/2021, dedica a data para homenagear os cães que exercem função essencial em parceria com os agentes. Através da norma, há a possibilidade que, após a aposentadoria do cão de polícia, o animal possa ficar aos cuidados do seu treinador/condutor, valorizando assim a amizade e o carinho entre o agente de segurança e o cão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias