Sexta, 17 de Setembro de 2021
16°

Céu encoberto

São Borja - RS

Empreendedorismo Portal Fronteiriço

você sabe o que significa "pivotar" em uma startup?

O termo é usado por startups que tem a necessidade de mudar radicalmente seu modelo de negócio.

05/09/2021 às 00h04 Atualizada em 05/09/2021 às 00h21
Por: Renato Franco Fonte: Redação
Compartilhe:
 você sabe o que significa

O termo Pivotar o negócio é uma expressão muito comum no ecossistema de startups, mas o que isso de fato significa? na prática, pivotar uma startup significa que o empreendedor precisou mudar de forma radical o seu modelo de negócio.

O termo originou da palavra em inglês, "pivot", que pode significar, mudar, girar, rodar. No ecossistema do empreendedorismo, principalmente entre os fundadores de startups, a expressão é usada quando um modelo de negócio não foi validado.

Ou seja, o empreendedor iniciou um MVP (minimo produto viável), lançou ele no mercado, mas não obteve os resultados esperados, mediante a isso ele precisou repensar a estrutura do negócio para buscar o chamado "market fit", ou a validação do mercado.

Este é um termo comumente utilizado entre fundadores de startups, por que são negócios inovadores que saem do papel com uma velocidade maior do que o convencional. Por conta disso, os empreendedores se veem com uma necessidade maior de testar a validação do seu próprio negócio. Uma startup que atuava no mercado B2B (Business to Business) e agora trabalha com um foco voltado ao B2C (Business to Consumer) é um bom exemplo de empresa que pivotou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias