Sexta, 17 de Setembro de 2021
15°

Céu encoberto

São Borja - RS

Geral Portal Fronteiriço

Coordenador médico do SAMU retoma as atividades

Na quarta-feira (02/09), o médico Paulo Ricardo Dozza, coordenador médico da base do SAMU em São Borja e lá atuando há, pelo menos, uma década, retornou às atividades após ficar afastado por 90 dias, devido a complicações da Covid-19.

02/09/2021 às 16h53 Atualizada em 02/09/2021 às 17h57
Por: Darlan Witchaki
Compartilhe:
Coordenador médico do SAMU retoma as atividades

O médico Paulo Ricardo Dozza, ao ser diagnosticado com o Covid-19, foi afastado para isolamento domiciliar. Passados sete dias, teve o estado de saúde agravado e foi conduzido a tratamento hospitalar em Passo fundo, onde permaneceu por vinte dias internado, nove entubado. Ao fazer essa retrospectiva, Dozza confessa que não foi fácil virar paciente. “Meu dia a dia sempre foi corrido. Parar tudo e acabar indo para o hospital foi complicado”, analisa. O médico mencionou que houve um período mais delicado, quando não conseguia sequer fazer, sozinho, as refeições. “Meu maior problema foi a perda de massa muscular”, comenta.

 

Durante o tempo de internação, a principal força para superar a doença e se recuperar, segundo ele, veio das mensagens positivas que recebia de pacientes, colegas e da comunidade. “Mandavam mensagem dizendo ‘estou rezando por ti’, ‘coloquei teu nome nas orações da igreja’”, salienta, agradecido. Passados trinta dias, retornou para casa. Seguiu todas as orientações para obter pequenos progressos, a cada dia, e recuperar a movimentação de braços e pernas. Agora considera estar “quase 100%” e apto ao retorno das atividades, das quais sentia muita falta. Dozza destaca que o trabalho no SAMU requer força para ajudar a remover os pacientes enfermos.

Dr. foi recepcionado pela sua equipe de plantão. 

O retorno aconteceu “às 19h em ponto” – Dozza enfatiza a pontualidade em seus compromissos. Foi recebido pelos colegas de plantão, em uma afetuosa acolhida. A equipe do Portal Fronteiriço conversou com um representante de cada setor que compõe o SAMU, para obter um comentário sobre o colega e chefe Paulo Dozza:

Dr. Julio Valduga (representando os médicos): “O Dr. Paulo Dozza foi quem abriu as portas para o meu retorno ao SAMU, tenho muita gratidão por sua amizade. A notícia de que estava com Covid causou uma preocupação em toda a equipe, mais ainda quando recebemos o chamado na base para seu transporte para a UTI de Passo Fundo. Todos ficamos comovidos, preocupados com seu bem-estar, mas o pensamento era apenas um: da mesma forma que fomos leva-lo, iríamos buscá-lo, para sua família e de volta para sua equipe de trabalho. Acho que toda essa força ajudou muito e, graças a Deus, e ao trabalho de toda a equipe de profissionais, hoje o chefe está de volta!”.

 

Eduardo Agarriberri  (representando o suporte básico): “O Dr. Paulo Dozza, além de ser um excelente médico, é um ótimo amigo, colega, uma pessoa incrível e fez muita falta nos plantões. Estamos muito felizes que ele conseguiu se recuperar rápido e está de volta conosco no SAMU!”.

 

Patric Fagundes (representando o suporte avançado: “Dr. Dozza é um ótimo colega, de fácil convívio, de bastante liderança, que busca sempre, como coordenador, o melhor para a equipe. Não o vejo somente como colega, mas como amigo, pelo tempo em que trabalhamos juntos (dez anos). É uma satisfação vê-lo retornando às atividades com saúde, após ter ficado afastado, ainda mais sabendo do índice de mortalidade da doença”.

 

Everton Oliveira (representando os técnicos de enfermagem): “O Dr. é uma pessoa em que a equipe toda confi. Dentro do serviço é a nossa referência. Sempre que precisamos de alguma coisa para melhoria ou diante de alguma dificuldade que estamos passando, buscamos a ajuda dele, tanto pessoal como profissional – e ele sempre tem uma resposta. Fez muita falta enquanto esteve afastado, mas sempre acreditamos na sua plena recuperação e no seu retorno às atividades”.

 

Leticia Barcellos (representando as enfermeiras e RT do serviço): “Primeiramente fico feliz pelo retorno do Dr. Dozza, que é um excelente profissional. Tenho muito orgulho em dividir com ele o nosso SAMU. Ele lutou e venceu o Covid-19, e agora está voltando com força total e estamos muito felizes com teu retorno!”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias