Sexta, 17 de Setembro de 2021
16°

Chuva

São Borja - RS

Parceiros Portal Fronteiriço

Senac e Polícia Civil realizam palestra para Jovens Aprendizes

O tema em pauta foi: violência contra a mulher, que faz parte do Programa Papo de Responsa da PC, o qual tem como público alvo sua ação na interlocução com crianças e adolescentes, a fim de estabelecer um dialogo franco e amigável sobre determinados assuntos.

02/09/2021 às 09h19 Atualizada em 02/09/2021 às 09h52
Por: Darlan Witchaki
Compartilhe:
Senac e Polícia Civil realizam palestra para Jovens Aprendizes

Nesta semana, o Senac São Borja proporcionou aos alunos do Programa Jovem Aprendiz um bate-papo sobre violência contra a mulher, através do Programa Papo de Responsa da Polícia Civil do RS. A conversa foi mediada pela inspetora Silvia Berro, que desenvolve o programa na região. 

A inspetora destacou que esse foi o primeiro encontro presencial realizado pelo Papo de Responsa desde o início da pandemia. Na ocasião, de forma descontraída, os estudantes puderam tirar dúvidas, expor vivências e ampliar conhecimentos sobre o tema.

“A ideia que as pessoas têm da polícia costuma ser negativa, pois a Polícia Civil atua basicamente após o crime ter ocorrido, ou seja, quando chega na delegacia é porque todo o resto já não deu certo. Com o Papo de Responsa conseguimos atuar na prevenção da criminalidade, através de questões de responsabilidade social e educação complementar. Confiamos que o diálogo com as crianças e os adolescentes é o principal caminho para a prevenção de violências”, defende Silvia. 

Já a aluna Alissa Godoi acredita que a ação contribuiu na formação dos jovens, não apenas como profissionais, mas principalmente enquanto cidadãos. Representando os estudantes, ela disse se tratar de um momento muito importante.

“Amei a aula! A forma como a temática foi trazida e a maneira interativa de conversar fizeram a gente se prender no que estava sendo falado. Com os conhecimentos e experiências que foram compartilhados conosco pudemos ampliar nosso entendimento e através disso saberemos ajudar outras pessoas a nossa volta”, afirma.

O Papo de Responsa foi criando em 2008 e é um programa ligado a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). Agentes uniformizados visitam escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, universidades, instituições religiosas, conselhos comunitários, empresas e etc, para promoverem um bate-papo descontraído sobre ética, ações de prevenção à violência, crime e o papel do policial na sociedade.

Por: Lilian Machado/Senac

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias