Sexta, 17 de Setembro de 2021
16°

Céu encoberto

São Borja - RS

Município Portal Fronteiriço

Centenas de integrantes de clubes de mães formam rede de solidariedade em prol do Hospital de Guarani das Missões

.

31/08/2021 às 18h30
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Centenas de integrantes de clubes de mães formam rede de solidariedade em prol do Hospital de Guarani das Missões

Resultado de uma proposta de organização social, coordenada pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), mulheres de Guarani das Missões estão organizadas em 22 Clubes de Mães, sendo 17 do meio rural e cinco em bairros do município. O trabalho sempre teve foco no coletivo ao mesmo tempo em que contribui com a transformação individual da realidade das integrantes, passou a formar a partir de 2016 uma grande rede de solidariedade. As 400 integrantes dos Clubes de Mães mobilizam suas comunidades para o engajamento em ações, principalmente em prol do Hospital.

Com articulação da Emater/RS-Ascar e da Associação de Clubes de Mães foi organizado um cronograma de doação de alimentos e de materiais de higiene ao Hospital Santa Tereza, como forma de reconhecer e contribuir com o trabalho realizado junto a pacientes de Guarani das Missões, Sete de Setembro, Ubiretama e Senador Salgado Filho, além do atendimento a pacientes de diferentes pontos da região junto à Unidade de Saúde Mental. Boa parte destas doações é resultado do trabalho de produção de alimentos para autoconsumo, com foco na segurança e soberania alimentar, sendo produzidos em propriedades rurais do município.

O cronograma é organizado de forma mensal, e em cada período um clube diferente é responsável. Conforme o administrador do Hospital, Lucimar Inácio Wastowski, “estas doações são de grande importância para a manutenção das atividades da instituição, um suporte financeiro, fruto da contribuição dos integrantes da comunidade e de um belo trabalho desenvolvido pela Associação de Clubes de Mães e da Emater”. Wastowski acrescenta ainda que em cinco anos, constam em registros do hospital “78 doações da Associação dos Clubes de Mães, contribuindo com um valor superior a R$ 100 mil, auxiliando na solvência financeira da Casa de Saúde, motivo de gratidão pelo belo trabalho desenvolvido, de grande importância para a comunidade atendida pelo hospital”.

Além das doações periódicas ao hospital, o grupo se engaja também em outras ações solidárias, a exemplo do engajamento no projeto “Saúde e Meio Ambiente: caminhando juntos para um planeta mais sustentável”, que consiste na arrecadação de tampas plásticas e lacres, para auxiliar no atendimento de usuários do Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual do Hospital São José de Giruá.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias