Sexta, 17 de Setembro de 2021
15°

Céu encoberto

São Borja - RS

Município Portal Fronteiriço

Retomadas as obras no horto florestal visando ao futuro Parque Missioneiro em São Borja

.

17/08/2021 às 15h09 Atualizada em 17/08/2021 às 15h12
Por: Redação Fonte: Reprodução
Compartilhe:
Retomadas as obras no horto florestal visando ao futuro Parque Missioneiro em São Borja

Depois de um período de interrupção, motivado pela suspensão temporária no repasse de verbas federais, foram retomadas as obras do horto florestal e de implantação do futuro Parque Missioneiro em São Borja. O projeto está sendo executado pela empresa Rak Engenharia, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Planejamento. A estimativa é de que 50% das obras estejam concluídas. Ainda não é feita previsão, contudo, de quando as obras serão finalizadas, pois isso dependerá do aporte dos recursos da União.

Localizado na vila Cabeleira, o parque do horto florestal, além da preservação ambiental, reconstituirá a evolução da história de São Borja, desde as fases iniciais. Quando estiver plenamente implantado, o Parque Missioneiro reproduzirá, em 18 painéis, toda a cronologia das diversas etapas da formação histórica local. O resgate, com isso, abrangerá a herança cultural jesuítico-guarani e as referências da presença de espanhóis e portuenses. A materialização do retrospecto ainda mostrará a São Borja das grandes fazendas de gado e a Capital da Produção, passando pela chegada da Ponte da Integração e das Universidades. Figurarão, ainda, a cidade Terra dos Presidentes e Capital Gaúcha do Fandango.

Os recursos federais que estão sendo investidos são do Ministério do Turismo, com liberação através da Caixa Econômica Federal. O município aplica contrapartida. A concretização da obra só foi possível graças à atuação do senador Luis Carlos Heinze.

O prefeito Eduardo Bonotto destaca que “será mais um espaço cultural e de lazer aos são-borjenses e visitantes”. Acrescenta que “é, portanto, mais uma iniciativa de apoio e incremento ao nosso turismo”.

Fonte: Comunicação Social- Prefeitura de São Borja

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias