Sábado, 16 de Outubro de 2021
14°

Muitas nuvens

São Borja - RS

Especiais Portal Fronteiriço

Conheça a história do Frederico, menino de 2 anos e 8 meses de São Borja

.

11/08/2021 às 10h08 Atualizada em 16/08/2021 às 17h14
Por: Redação Fonte: Comunicação Social - APAE / Produtora do conteúdo: Stela Boeira Trindade 
Compartilhe:
Conheça a história do Frederico, menino de 2 anos e 8 meses de São Borja

Há dois meses, Frederico, de 2 anos e 8 meses, começou a frequentar a APAE São Borja. Após consulta com pediatra e exames de rotina, foi encaminhado à instituição. 

A mãe, Helena, conta que a APAE é o primeiro ambiente escolar que o filho frequenta. Confessa que, no início, estava receosa; porém, com o tempo foi como “se tudo ficasse mais leve”. Helena detalha: – “Eu cheguei na APAE com milhões de informações, medos e angústias. E nós fomos acolhidos por todos!”.

No primeiro dia, a mãe acompanhou o filho nos atendimentos – fonoaudióloga e TEA. Já a partir do segundo dia ele começou a sentir-se confortável para passar a ir sozinho. “O Frederico enxerga a Lelê, que é a fono, ou a Fafá, a professora do TEA, e dá os braços e vai ao encontro delas. Foi ele quem achou um meio de abreviar o nome das professoras e chamar elas assim”, conta Helena. 

Segundo ela, o filho ainda irá ter o parecer da neuropediatra para um diagnóstico preciso. Contudo, ele vem tendo todos os atendimentos necessários, com muita atenção. “A mim foi disponibilizado atendimento junto à psicóloga, para que eu possa entender quais são as questões que envolvem o comportamento dele”, comenta.

Atualmente, Frederico frequenta a APAE duas vezes por semana. “É um trabalho de formiguinha. Faço a minha parte em casa também, e é tão gratificante notar cada passo, cada mudança e aprendizado dele”, salienta. Helena acrescenta que, desde que iniciou o atendimento na entidade, o filho “está se adaptando com mais facilidade a pessoas e lugares diferentes, e aprendendo novas palavras”.

Produtora do conteúdo: Stela Boeira Trindade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias