Alemão - Super Banner
Top Trânsito
Portal Fronteiriço
Japa EAD
Portal Fronteiriço
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Ratinset - Super Banner Topo
Agropecuária Centauro
Portal Fronteiriço

Apae São Borja oferece musicoterapia para alunos

.

22/07/2021 13h38
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social - APAE São Borja

 A Apae São Borja oferece musicoterapia para os alunos, nas quartas-feiras, manhã e tarde. O professor responsável é o musicoterapeuta e educador físico Afonso Fogaça Dutra. 

Devido à pandemia, as aulas são individuais ou em pequenos grupos, totalizando o atendimento de cerca de 30 alunos. 

Afonso explica a importância desse trabalho: “A musicoterapia é um processo completo que trabalha o corpo, a mente e as emoções. A utilização de sons e de todos os elementos, bem como ritmo, melodia, harmonia, tem como objetivo a reorganização do sistema nervoso central do ser humano”.

As aulas são planejadas de acordo com as necessidades dos alunos e os resultados são vistos como um processo didático-pedagógico progressivo.

A musicoterapia é desenvolvida de forma lúdica, utilizando sons e músicas terapêuticas e recreativas, propiciando aos educandos condições de se sentirem parte da sociedade. “As crianças têm um despertar da sensibilidade – naquele momento, suas dificuldades são amenizadas. Essas dificuldades fisiológicas, como a fadiga, são trabalhadas com motivação e, assim, o medo, a timidez, a inibição, são encarados”, descreve. “É um trabalho socioafetivo, uma formação de hábitos e valores, que torna eles mais flexíveis, alegres, e proporciona mudanças fisiológicas, metabólicas e psicológicas. A prática da musicoterapia visa o bem-estar físico e mental da criança, distanciando ela do estresse, da ansiedade e da depressão”, complementa o professor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.