Top Trânsito
Alemão - Super Banner
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Ratinset - Super Banner Topo
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço
Agropecuária Centauro
Japa EAD
Portal Fronteiriço

Secretaria de Cultura realiza live em homenagem a Aparício Silva Rillo e Procissão de São Joãozinho Batista

.

24/06/2021 12h14Atualizado há 1 mês
Por: Redação
Fonte: Prefeitura de São Borja

Nesta quarta-feira, (23/06), a Prefeitura Municipal de São Borja, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promoveu uma live em homenagem ao escritor, poeta e historiador Apparício Silva Rillo, pelos 26 anos de sua morte e também à procissão de São Joãozinho Batista. A homenagem em alusão ao santo e também ao poeta, deu-se em virtude de Rillo ser um dos responsáveis por resgatar a tradicional procissão no município.

Realizada na Secretaria de Cultura, a live foi transmitida pelo Facebook da Prefeitura, a partir das 19h. A homenagem virtual teve o historiador Ramão Aguilar como um dos convidados, onde recitou versos de Silva Rillo sobre a procissão de São Joãozinho Batista, junto com o neto de Rillo, Marco Antônio Rillo Loguercio. Nas palavras de Loguercio, “a procissão foi feita em forma de palavras pelos textos do avô, revisitando os locais pelos quais a tradição passa, até chegar à fonte do santo, na rua Bompland”.

Logo após o bate-papo, canções de Rillo foram interpretadas pelo neto Apparício Silva Rillo Neto, com declamação da obra “Ventania” por Ângelo Morales. Para finalizar, imagens de Silva Rillo e da procissão, feitas pelo fotógrafo Ricardo Dutra Fraga foram transmitidas ao público. A live também contou com apoio e colaboração do folclorista Clóvis Benevenutti e do cinegrafista Claudio Gottfried, com supervisão do diretor de Cultura Odierly Matos e apoio da equipe técnica da SMCTEL.

A secretária de Cultura, Vânia Cardoso agradeceu aos convidados pela participação e salientou a importância da homenagem. “Mesmo não podendo realizar esta homenagem da forma como ela merece e como gostaríamos, não podíamos deixar passar em branco. Agradeço aos nossos convidados por aceitarem a ideia e todos que acompanharam nossa transmissão para homenagear Silva Rillo e a procissão a São Joãozinho Batista”, afirmou a secretária.

O prefeito Eduardo Bonotto também agradeceu à equipe da SMCTEL e aos convidados da live. “Agradeço a nossa secretária Vânia, sua equipe e os convidados da live pelo excelente trabalho em resgatar a memória do nosso poeta Apparício Silva Rillo e da nossa tradicional procissão de São Joãozinho Batista de forma virtual”, salientou o prefeito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.