Ratinset - Super Banner Topo
Top Trânsito
Portal Fronteiriço
Imobiliária Fred Janot
Portal Fronteiriço
Agropecuária Centauro
Alemão - Super Banner
Japa EAD
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Portal Fronteiriço

Parlamento Municipal aprova a recriação da Comissão Especial que acompanha a situação que envolve o fim da Concessão à Mercovia/SA

.

11/06/2021 09h56
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Câmara de Vereadores de São Borja
Reprodução
Reprodução

Em Sessão Plenária Ordinária ocorrida nesta segunda-feira, 07/06, o Parlamento Municipal aprovou a recriação da já constituída Comissão Temporária Especial para acompanhar a situação que envolve o fim da Concessão à Mercovia/SA do Centro Unificado de Fronteira e Ponte Internacional São Borja/Santo Tomé, denominada de Ponte da Integração.

Integram à referida Comissão os vereadores titulares, Tiago Cadó (PDT), presidente, Roni Martins (Progressistas), vice-presidente e Jefferson Olea Homrich (PTB), relator, eles que entendem que a prorrogação temporária do atual contrato pode ser a melhor saída para o momento, pois demonstram preocupação com os mais de 500 trabalhadores que exercem suas atividades nas empresas do porto seco e, que poderão perder seus respectivos empregos caso aconteça o fim desta concessão neste curto espaço de tempo. Ressalta-se ainda, que essas ocupações exercidas nos mais de 30 escritórios de despachantes junto ao CUF, garantem o sustento de cerca de 1500 munícipes. 

Em contextualização, esta Comissão Especial foi nomeada em março deste ano pelo Presidente do Poder Legislativo Municipal, José Luiz Rodrigues Machado (Progressistas), e, desde então, os parlamentares nomeados para integrar a mesma estiveram em constante mobilização com ações pontuais em prol da prorrogação do atual contrato em vigor, originado de uma Parceria Pública-privada (PPP) entre os governos federais da Argentina e do Brasil e iniciativa privada na década de 90, que teve um  investimento de cerca de U$$50 milhões de dólares.

Isso posto, se faz importante salientar, que por questões regimentais e, em cumprimento de prazos a mesma havia sido finalizada, entretanto, em razão da relevância do tema, os vereadores, Tiago Cadó, Roni Martins e Jefferson Olea Homrich solicitaram a sua recriação, a qual foi aprovada em Plenário.

Ressalta-se ainda, que os parlamentares estiveram envolvidos em inúmeros debates acerca do tema e, inclusive, enfatizam que o Governo Brasileiro já está dando sinal verde para este processo, como também, já está em processo de diálogo com o Governo Argentino. Conforme os vereadores, a Ponte Internacional da Integração está sendo um espelho para o mundo todo por seu modelo integrado, que foi o primeiro no país e, é o grande diferencial no que tange à capitalização de transportadoras no comércio exterior, fazendo de São Borja o cruzador de cerca de 27% de todo o fluxo de mercadorias na relação Brasil/Argentina, fato que gira a economia de ambos os países e, principalmente, de São Borja e Santo Tomé.

 Por fim, Tiago Cadó, Jefferson Olea Homrich e Roni Martins argumentam que o assunto é urgente e deve ser continuado, pois o fim da concessão está previsto para agosto deste ano, e, neste sentido, todas ações em prol da causa são favoráveis, já que, a solução do caso afetará diretamente na garantia de emprego, na sobrevivência de empresas e cargas que passam mensalmente no Centro Unificado de Fronteira, bem como na economia do município de São Borja e região.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.