Agropecuária Centauro
Ratinset - Super Banner Topo
Portal Fronteiriço
Alemão - Super Banner
Top Trânsito
Ropel Distribuidora de Bebidas - Super Banner
Japa EAD
Imobiliária Fred Janot
Portal Fronteiriço
Portal Fronteiriço

Prefeitura de São Borja realizou Semana do Meio Ambiente de forma satisfatória

Apesar de algumas restrições, atividades realizadas superaram as expectativas

09/06/2021 12h52Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Comunicação Social Prefeitura de São Borja
Reprodução
Reprodução

Na última semana, a Prefeitura Municipal de São Borja, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a Semana do Meio Ambiente de 2021. Em mais um ano de restrições presenciais e adaptações, a programação deste ano ocorreu de forma satisfatória. 

No primeiro dia, 01/06, em ato de abertura do evento, o secretário Eugênio Dutra cedeu entrevistas aos meios de comunicação do município. As entrevistas tiveram a participação do biólogo, mestre em ecologia, doutor em engenharia florestal e professor da Uergs Campus São Borja, Ricardo de Vargas Kilca, onde estiveram apresentando a realidade ambiental do município e falando sobre a programação da semana. 

No segundo dia, 02/06, por meio de uma transmissão ao vivo no facebook da prefeitura e mediada pelo Decom, o secretário Eugênio Dutra juntamente com o professor Ricardo Kilca, o coordenador do curso de gestão ambiental da Uergs, José Rodrigo e do aluno criador do sistema de arborização do município, Gerson Volmir, apresentaram as ações que vêm sendo feitas na área ambiental, com a live intitulada “Agenda Ambiental Urbana”. O professor Ricardo apresentou as pesquisas feitas com os alunos da Uergs e demais ações ambientais realizadas no município, em parceria com o poder público local. 

No dia 03/06, uma equipe da SMAMA esteve recolhendo materiais inservíveis e lixo eletrônico no Parque General Vargas (Parcão), durante todo o dia. Segundo o secretário Eugênio Dutra, mais de uma tonelada de lixo eletrônico foi recolhido para ser descartado corretamente, mesmo em dia de feriado de Corpus Christi. Foram recolhidos 103 televisores, 36 conjuntos de som, 21 rádios,  16 celulares, 63 baterias, 12 ventiladores, 4 notebooks, 4 micro-ondas, além de diversos CDs, pilhas e baterias. Já no quarto dia de ações, foi feita a entrega das mudas de árvores frutíferas e nativas a diversas entidades do município, onde mais de 500 novas mudas foram plantadas. 

Durante a semana, nos dias 02, 03 e 04/06, paralelamente a estas ações, também houve visitação à Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan, em pequenos grupos organizados e agendados previamente. No sábado, dia  05/06, oficialmente dia mundial do Meio Ambiente e último dia das atividades, em ato de encerramento, foi feita a entrega de rações e cobertores para a Acopasb, que foram arrecadados durante a semana. Segundo a SMAMA, foram arrecadados cerca de 100 kg de ração e diversos cobertores para os animais do canil comunitário de São Borja. 

O prefeito Eduardo Bonotto agradeceu a todos os participantes e atuantes para que o evento fosse bem sucedido. “Muito obrigado a todos que nos apoiaram para que a semana do meio ambiente ocorresse de forma satisfatória, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia. Agradeço ao secretário Eugênio Dutra e sua equipe, as entidades, profissionais e nossa comunidade. Precisamos da conscientização da nossa população para as questões ambientais, para que juntos, possamos construir uma cidade mais sustentável e com mais qualidade de vida”, disse Bonotto. 

  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.